Equipe de Guedes estuda privatizar Banco do Brasil, diz jornal

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe preparam o início do que pode ser um processo de privatização do Banco do Brasil. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o assunto foi tratado em uma série de reuniões da equipe econômica com os representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), órgão ligado à Presidência.

O principal empecilho para o avanço dos tratativas seria a relutância do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em autorizar o processo. Dessa forma, a ideia seria conduzir o processo com lentidão até 2022. O banco poderia ser incluso na lista de privatizações que o governo pretende enviar ao Congresso até 2020.

O jornal destaca que o ministério, em comunicado oficial, negou que o processo esteja em curso, dizendo que o governo Bolsonaro “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”. O banco não comentou. Fontes ouvidas pelo jornal, no entanto, dizem que de fato existe a intenção.

“O ministro tenta convencer o presidente a já colocar o Banco do Brasil nas privatizações que serão enviadas ao Congresso no próximo ano, para deixar uma lista mais parruda”, disse o interlocutor que preferiu não revelar o seu nome.

Compartilhe