Governo do Estado entrega veículos para distribuição de produtos da agricultura familiar na capital

O Centro de Distribuição (CD) de produtos da agricultura familiar, em Salvador, recebeu mais investimentos e estrutura com a entrega de um caminhão refrigerado e dois veículos utilitários para compor a frota de distribuição dos produtos na capital. O ato foi realizado, neste sábado (30), durante a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, evento que acontece até domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador.

O CD integra a estratégia de comercialização dos produtos da agricultura familiar do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). No CD se encontram depósitos fechados para armazenamento de produtos de cooperativas baianas, a fim de facilitar o escoamento da produção. A partir do primeiro semestre de 2020 deve começar a operar.

De acordo com o presidente da CAR, Wilson Dias, o centro é instrumento para que as cooperativas possam encontrar um local adequado para a entrega dos seus produtos e distribuição na região metropolitana de Salvador: “Isso será possível com equipe, veículos e equipamentos para que essas entregas sejam possíveis de serem feitas. Os veículos vão servir à equipe de vendas no Centro de Distribuição”.

Durante a feira, foi constituída a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que estará à frente da gestão do CD. Para Dias, esse é um marco histórico das cooperativas da agricultura familiar da Bahia: “A federação encara esse novo desafio de estrutura para melhorar a área de vendas dos empreendimentos. A CAR segue dando apoio. Temos feito investimentos na base de produção, na instalação de agroindústrias e vamos apoiar a comercialização também. As associações e cooperativas precisam ter fluxo de saída”.

Para a presidente da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária e da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), Regina Dantas, a expectativa com o Centro de Distribuição é o fortalecimento da agricultura familiar com foco exclusivo no mercado: “Faremos juntos, de uma forma democrática e compartilhada, a gestão desse CD e a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária traz para agricultura familiar mais essa grande vitória, que é a profissionalização da comercialização com o apoio do governo do estado. Os equipamentos entregues hoje vão fazer toda logística na capital para a comercialização desses produtos entre o Centro de Distribuição e os mercados”.

Compartilhe