Hilton Coelho propõe valorização de escritores baianos em livrarias e bibliotecas

O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei número 23.457/2019, que orienta as livrarias e bibliotecas privadas, localizadas em território baiano, a valorizarem a produção literária de autores baianos por meio da disponibilização de espaço reservado e identificado de forma destacada para as obras destes autores. “A literatura deve ser vista como um dos elementos de construção do pensamento social, ao mesmo tempo em que as vivências e leitura de mundo dos indivíduos precedem a leitura da palavra. Assim, propiciar a interação entre o autor e o público é um dos instrumentos de incentivo a leitura e a produção literária”, avalia o parlamentar.

Para Hilton Coelho, a valorização da literatura regional está atrelada à valorização da cultura popular em que os leitores estão inseridos. “A Bahia é profícua em grandes autores, entretanto, é necessário valorizar escritores e escritoras da nova geração, garantindo-lhes visibilidade em livrarias e bibliotecas”, defendeu o deputado.

“A existência legal de reserva de espaço, em lugar de destaque no interior das livrarias e bibliotecas, influenciará no contato dos consumidores e usuários com os livros e também agregará valor simbólico maior a nossa literatura”, argumentou.

Compartilhe