“Licitação da Ponte Salvador x Itaparica deve acontecer em até 60 dias”, diz Rui Costa

O governador Rui Costa, em almoço com jornalistas na sede da governadoria, em Salvador, ontem à tarde, disse ao Classe Política que a licitação para a construção da ponte Salvador x Itaparica deve acontecer em “no máximo 60 dias”. O gestor avaliou, ainda, que uma obra dessa complexidade, sobre as águas da Baía de Todos os Santos, requer, “em qualquer lugar do mundo”, um planejamento “de 5 a 10 anos de antecedência” e que o então governador Jaques Wagner “fez uma boa etapa do planeamento e nós estamos buscando concluir esse planejamento, fazendo as amarrações, dando segurança aos investidores”.

O governador disse ainda que o assunto foi discutido em reuniões realizadas com diretores da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Railway Group Limited (Crec), na viagem que fez ao país asiático na última semana. Na reunião, os empresários chineses exigiram detalhamento sobre os estudos e dados sobre o fluxo de veículos na ponte. No miúdo, garantias de retorno sobre os investimentos.

“Seria mais fácil se o estado da Bahia ou governo federal tivesse dinheiro para bancar com recurso público o investimento, aí era só fazer a licitação de uma empresa que iria construir e agente ia pagar e ponto final. Mas, como você não tem o recurso e tem que fazer um projeto na base de Parceria Público Privada (PPP), evidente que ele (os empresários) vai buscar ter garantias do estado e são essas garantias que nós estamos amarrando, mas nós estamos planejando para no máximo de 60 dias, finalizarmos o processo licitação”, disse o governador.

Compartilhe