Camaçari: Central do Empreendedor e Centro Comercial são temas de reunião entre Sebrae e Prefeitura

Definir os últimos detalhes para a inauguração da Central do Empreendedor e alavancar o Centro Comercial de Camaçari com novos mecanismos de desenvolvimento e estruturação foram os principais assuntos apresentados pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), juntamente com a gerência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia, durante audiência requerida ao prefeito Elinaldo Araújo, na noite desta sexta-feira (03/05), na sala de reuniões da Procuradoria Geral do Município.

A pauta foi extensa e esclarecedora quanto à inauguração da Central do Empreendedor, que está confirmada para ocorrer no início de junho. “O espaço está sendo equipado com identificação e comunicação visual e as equipes das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Saúde (Sesau) e da Fazenda (Sefaz) já estão sendo instruídas quanto às diretrizes organizacionais da Central, que facilitará a vida de muita gente que deseja abrir ou administrar com sucesso seu próprio negócio”, ressaltou o secretário da Sedec, Waldy Freitas.

A Central do Empreendedor faz parte do Hub de Negócios Camaçari, programa de conceito único na Bahia, voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, que pertence ao convênio firmado em outubro de 2018, entre a Prefeitura, através da Sedec, com o Sebrae Bahia, no valor de 5,7 milhões e validade até 2020. O espaço ficará localizado na Casa do Trabalho e atenderá pessoas que desejam abrir micros ou pequenas empresas, de baixo risco, em um curto prazo de tempo, ou aqueles que precisam gerir seu negócio com mais qualidade, sustentabilidade e eficácia.

Diante da atenção do Executivo municipal com o Centro Comercial de Camaçari, foi criado e também apresentado ao prefeito, um plano de desenvolvimento para os permissionários do complexo, cujo objetivo versa por capacitar esses comerciantes, nutrir as vendas e ofertar campanhas promocionais mais atrativas. “Após visitas técnicas e ciência do quantitativo estrutural e histórico da área, criamos um segmento no convênio exclusivo para trabalhar com o Centro Comercial, que vai desde a qualificação no atendimento, passando por feiras eventuais gastronômicas, até a consolidação de uma linha de crédito que seja utilizada pelos servidores públicos, apenas no comércio local, impulsionando automaticamente a economia do município”, explicou Rogério Cerqueira, gerente regional da unidade regional Salvador Sebrae.

Diante do exposto, o vice-prefeito José Tude, que também participou da reunião, frisou a importância dos dois equipamentos para o fortalecimento econômico. “Acompanho o dia a dia da Central do Empreendedor e junto com Waldy Freitas, temos apresentado o espaço durante visitas técnicas de representantes civis e governamentais, que tem abraçado a novidade de forma integral. Tanto a Central do Empreendedor quanto o plano de desenvolvimento do Centro Comercial somam na revolução econômica que a cidade precisa”, afirmou Tude.

O plano de trabalho do Centro Comercial foi aprovado pelo prefeito e já iniciará com a atuação das equipes do Hub de Negócios, dentro das instalações do complexo, qualificando e otimizando as vendas da categoria. “Camaçari possui o maior convênio com o Sebrae da Bahia e o maior plano de gestão de empreendedorismo do Brasil, o que mostra nosso compromisso em oferecer o melhor que existe hoje em inovação profissional. O Hub será o verdadeiro guia para os pequenos empresários, e a outra novidade de implementar uma política de ganho para a Feira, com atendimento, abertura de linhas de crédito, formalização do Micro Empreendedor Individual (Mei), atividades de incentivo e entretenimento, só corresponde ao perfil de gestão econômica que temos firmado com nossa população”, pontuou na ocasião o prefeito Elinaldo Araújo.

Compartilhe