Site disponibiliza mais de 2 mil obras literárias em cordel

Os famosos folhetinhos coloridos de Cordel ganharam um espaço na internet. A fundação cultural Casa de Rui Barbosa disponibilizou mais de 2 mil obras de literatura em Cordel em seu site oficial. Em processo de digitalização, o instituto afirma possuir outros 7 mil textos para serem incluídos no portal.

Ao todo, foram disponibilizados 2.340 folhetos de 21 poetas de Cordel. Todos os trabalhos que se encontram on-line foram autorizados pelos artistas e seus herdeiros. Até então, o acesso ao acervo da Casa de Rui Barbosa era possível somente a pesquisadores que conseguiam permissão do instituto.

Quem visitar o site perceberá que o grupo de artistas de Cordel foi dividido em duas gerações. A primeira conta com os pioneiros, escritores nascidos na segunda metade do século 19. Já a segunda diz respeito aos que nasceram no início do século 20, quando a literatura de Cordel já estava estabelecida no meio artístico.

Entre os escritores presentes no acervo online da Casa de Rui Barbosa, estão Leandros Gomes de Barros, Severino Milanês da Silva e José João dos Santos (conhecido como Azulão). O site também disponibiliza uma série de artigos e estudos sobre o tema.

Compartilhe