Leo Prates propõe melhorias para Abrigo Dom Pedro II

O vereador Leo Prates (DEM) indicou ao prefeito ACM Neto que determine o tombamento e reforme do Abrigo Dom Pedro II, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem. ?O espaço abriga idosos em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, desenvolvendo atividades educativas, culturais e de lazer com uma equipe multiprofissional?, destacou o vereador.

Na indicação, lembrou que o abrigo está instalado em um antigo solar, onde fica também a Capela Santa Izabel. Acredita-se que a sua construção seja da primeira metade do século XIX e que foi a residência de um embaixador português. Em 1859, o imóvel foi vendido por Antônio Gonçalves Gravatá ao comendador Francisco Xavier Machado.

Ele recordou que, em 1877, o Governo da Bahia adquiriu o prédio para a instalação do Asilo de Mendicidade, que, até então, funcionava na Quinta dos Lázaros, conforme o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia.

O vereador Leo Prates lembrou ainda que o asilo foi inaugurado em 29 de julho de 1887, com o nome de Asylo de Mendicidade Santa Izabel, em homenagem ? princesa imperial. Foi entregue ? administração municipal e, em 1895, entregue ? Santa Casa da Misericórdia, que foi responsável pela instituição até 1913, quando retornou para o município. Foi em 1943 que se nominou Abrigo Dom Pedro II.

Compartilhe