Hamilton vence e assume liderança da Fórmula 1

Que a Mercedes domina a temporada 2014 da Fórmula 1, já não é novidade para ninguém. A novidade deste domingo, no Grande Prêmio da Espanha, foi a vitória de Lewis Hamilton, a primeira do britânico no Circuito da Catalunha. O resultado, conquistado com um final de prova emocionante, valeu a Hamilton a liderança na classificação da temporada.

O ex-piloto da McLaren teve dificuldades para segurar a pressão de Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, nas últimas voltas da corrida ? melhor para a equipe alemã, que assegurou a dobradinha. Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio, ? frente de Sebastian Vettel. Valtteri Bottas (Williams) veio logo atrás, ? frente de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Felipe Massa, comprometido por seu desempenho no Q3 da véspera, fez uma corrida apagada e cruzou a linha de chegada em 13º lugar. É a segunda corrida seguida sem pontos para o brasileiro, que foi 15º no Grande Prêmio da China.

Com a quarta vitória consecutiva, Hamilton ? que abandonou na estreia ? chegou a 100 pontos em cinco provas. Até então, ele havia sido segundo no circuito em 2007 e 2011, ambas pela McLaren. Rosberg, por sua vez, contabiliza 97 pontos, monopolizando a briga pelo título do ano entre os dois companheiros de Mercedes.

A largada da prova teve poucas emoções, especialmente na primeira fila: Hamilton disparou em primeiro, enquanto Rosberg ficou para trás e segurou o ritmo dos rivais da Mercedes. Terceiro no grid, Daniel Ricciardo perdeu a posição para a Williams do finlandês Valtteri Bottas. Felipe Massa passou de nono para oitavo, atrás de Romain Grosjean (quinto), Kimi Raikkonen (sexto) e Fernando Alonso (sétimo).

Nas últimas posições, Pastor Maldonado atingiu a Caterham de Marcus Ericsson e tomou um stop-and-go de 5s. Com pouca combatividade na pista, as primeiras mudanças de posições ficaram reservadas para a volta 16, quando os pilotos começaram a parar nos boxes ? o primeiro foi Sebastian Vettel, que apostou em pneus duros para tentar recuperar terreno na pista.

Hamilton, quando parou na volta 19, voltou em segundo lugar. No entanto, a Mercedes não sofreu muito para se manter nas primeiras posições. Massa, por sua vez, parou na volta 29 e voltou em 14º, precisando brigar para voltar ? zona de pontuação ? e graças ? s janelas de trocas, chegou ? oitava colocação poucas voltas depois.

Quem se deu mal nos boxes foi justamente Lewis Hamilton, que viu Rosberg se isolar em primeiro na volta 44, quando o britânico parou para a segunda troca. O alemão era primeiro, ? frente de Hamilton, Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Alonso, Vettel e Massa. Porém, em sua troca, permitiu que o companheiro reassumisse o primeiro lugar, reabrindo a disputa pela vitória.

Nas últimas voltas, a corrida ? até então burocrática ? viu várias disputas de posições. Além de Hamilton x Rosberg, Bottas e Vettel disputavam a quarta posição, enquanto Raikkonen e Alonso brigavam pela sexta. O espanhol da Ferrari superou o companheiro na 64ª volta, pouco antes de Vettel tomar o quarto lugar de Bottas. Aí, restou ? torcida acompanhar o duelo pela primeira posição ? Hamilton segurou o sufoco e cruzou em primeiro, vencendo pela quarta vez no ano.

Compartilhe