Testes rápidos detectam dois casos de HIV na Micareta de Feira

Duas pessoas foram diagnosticadas com HIV durante a Micareta de Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador. A quantidade de pessoas que se submeterem aos exames rápidos para detecção do vírus foi 60% maior do que a quantidade realizada no ano passado. Respectivamente 217 e 131.

Ao todo foram realizados 692 exames, cujos resultados são conhecidos em apenas 15 minutos. As pessoas diagnosticadas com o HIV foram orientadas a procurar o programa, no Centro Especializado Dr. Leone Leda, localizado no início da rua Geminiano Costa, onde serão avaliadas por um médico infectologista e enfermeiras.

Três exames de hepatite B deram como indeterminados. Os pacientes foram orientados a procurar o Programa Municipal de Hepatites, na rua Barão do Rio Branco, onde farão novos exames.

De acordo com a coordenadora do programa, Vanessa Sampaio, a maioria das pessoas que se submeteram aos testes é do sexo masculino e em idade reprodutiva, entre os 20 e 35 anos. ?O tratamento é garantido para todos?, afirmou.

Compartilhe