Esta semana, dois acordos de parceria foram assinados pela Fundação Cidade-Mãe (FCM), vinculada ? Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate ? Pobreza (Semps), com vistas ? ampliação do atendimento socioassistencial a adolescentes e jovens de Salvador. Um deles foi efetivado nesta terça-feira (8), com o Centro Espírita Cruz da Redenção, em Periperi. Na ocasião, a entidade cedeu, em sistema de comodato, a área de 1 mil m² localizada na Rua Doutor Almachio Vasconcelos, 13.
De acordo com a presidente da FCM, Risalva Telles, o Centro de Convivência Socioassistencial do bairro terá capacidade para atender 300 jovens e serão oferecidas oficinas ligadas ao esporte e ? s artes, além de cursos profissionalizantes como corte e costura, panificação e informática. ?Também atenderemos aqui pessoas com deficiência. A nossa estimativa é de que as atividades sejam iniciadas ainda neste mês de abril, beneficiando os moradores de Periperi e entorno, esta que é uma área bastante carente?, ressaltou Risalva.
Já no Bairro da Paz, a parceria foi estabelecida com a Santa Casa de Misericórdia, em acordo assinado nesta segunda-feira (7). As atividades serão desenvolvidas no Espaço Avançar, administrado pela Santa Casa na Rua Nossa Senhora da Paz, 96. A estimativa é de atender a 100 adolescentes e jovens do bairro e os primeiros cursos a serem oferecidos são de eletricista predial e costura industrial em série, voltados para faixa etária entre 16 e 24 anos.
Recursos de ações trabalhistas – Para a construção do espaço de cursos no Bairro da Paz, a FCM aplicará os R$15 mil recebidos do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), referente a um acordo judicial com a Braskem no valor de R$660 mil e que beneficiou também outras instituições, como o Centro Espírita Cidade da Luz e a Apae. A cerimônia de repasse da verba aconteceu na semana passada, na sede do MPT, no Corredor da Vitória, e contou com a participação de membros das entidades beneficiadas.
Risalva Telles ressaltou que o apoio do MPT, assim como outras parcerias, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de ações da fundação. ?Esses recursos se multiplicam e têm capacidade de atrair outros incentivos, são propulsores para buscar outras parcerias. Nós temos que juntar esforços no sentido de encontrar saídas e oportunidades, inserindo no mercado de trabalho, desenvolvendo liderança, ações em conjunto. Essa atitude do MPT desperta para essa ação, esse movimento que incentiva as empresas, gerando outro tipo de envolvimento?, afirmou.