Fundação Cidade-Mãe atuará em mais dois bairros de Salvador

Esta semana, dois acordos de parceria foram assinados pela Fundação Cidade-Mãe (FCM), vinculada ? Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate ? Pobreza (Semps), com vistas ? ampliação do atendimento socioassistencial a adolescentes e jovens de Salvador. Um deles foi efetivado nesta terça-feira (8), com o Centro Espírita Cruz da Redenção, em Periperi. Na ocasião, a entidade cedeu, em sistema de comodato, a área de 1 mil m² localizada na Rua Doutor Almachio Vasconcelos, 13.

De acordo com a presidente da FCM, Risalva Telles, o Centro de Convivência Socioassistencial do bairro terá capacidade para atender 300 jovens e serão oferecidas oficinas ligadas ao esporte e ? s artes, além de cursos profissionalizantes como corte e costura, panificação e informática. ?Também atenderemos aqui pessoas com deficiência. A nossa estimativa é de que as atividades sejam iniciadas ainda neste mês de abril, beneficiando os moradores de Periperi e entorno, esta que é uma área bastante carente?, ressaltou Risalva.

Já no Bairro da Paz, a parceria foi estabelecida com a Santa Casa de Misericórdia, em acordo assinado nesta segunda-feira (7). As atividades serão desenvolvidas no Espaço Avançar, administrado pela Santa Casa na Rua Nossa Senhora da Paz, 96. A estimativa é de atender a 100 adolescentes e jovens do bairro e os primeiros cursos a serem oferecidos são de eletricista predial e costura industrial em série, voltados para faixa etária entre 16 e 24 anos.
Recursos de ações trabalhistas – Para a construção do espaço de cursos no Bairro da Paz, a FCM aplicará os R$15 mil recebidos do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), referente a um acordo judicial com a Braskem no valor de R$660 mil  e que beneficiou também outras instituições, como o Centro Espírita Cidade da Luz e a Apae. A cerimônia de repasse da verba aconteceu na semana passada, na sede do MPT, no Corredor da Vitória, e contou com a participação de membros das entidades beneficiadas.

Risalva Telles ressaltou que o apoio do MPT, assim como outras parcerias, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de ações da fundação. ?Esses recursos se multiplicam e têm capacidade de atrair outros incentivos, são propulsores para buscar outras parcerias. Nós temos que juntar esforços no sentido de encontrar saídas e oportunidades, inserindo no mercado de trabalho, desenvolvendo liderança, ações em conjunto. Essa atitude do MPT desperta para essa ação, esse movimento que incentiva as empresas, gerando outro tipo de envolvimento?, afirmou.

Compartilhe