Assassinos de pastor evangélico são apresentados pela polícia

Joabe de Aliberto Santos, 19 anos, e Elimar Santos Veloso, 23, autores do sequestro e morte do pastor da Igreja Batista Salamina, Edmílson Conceição dos Anjos, 60, em 16 de dezembro do ano passado, foram apresentados ? imprensa, nesta terça-feira (18), pela Polícia Civil, na sede da instituição, na Piedade. Os criminosos também usaram o cartão de crédito da vítima para compras num valor acima de R$ 1 mil. Edmilson coordenava um centro comunitário, em Simões Filho, que desenvolvia trabalhos voltados para crianças e adolescentes.

Presos, no último sábado (15), por investigadores da 26ª Delegacia Territorial (Vila de Abrantes), em suas residências, no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, Camaçari, a dupla guardava 37 pedras de crack, munição para pistola 9 mm e diversos produtos comprados com o cartão de crédito do pastor. A apresentação foi conduzida pelas delegadas Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e Maria Danielle Monteiro, titular da DT/Vila de Abrantes.

Um adolescente de 17 anos, também envolvido no delito foi apreendido, na sexta-feira (14), com uma espingarda calibre 12, uma pistola 9 mm, um colete balístico e 40 trouxas e 42 cápsulas de cocaína. Já encaminhado ao Ministério Público, o jovem estava num imóvel usado como ponto de venda de drogas, na Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, pertencente a um traficante identificado como ?Queixo?. Ele confessou ter participado do sequestro e assassinato do pastor. Joabe e Elimar foram localizados e presos em seguida.

O CRIME

Usando um revólver calibre 32, Joabe, Elimar e o adolescente abordaram o pastor, no dia 16 de dezembro, quando ele estava na passarela de Arembepe, na rodovia BA-099, a bordo do Corsa Classic, cor prata.  Sob ameaça, a vítima dirigiu até Portão, onde os bandidos tentaram efetuar saques num terminal de autoatendimento de um hipermercado. Como não havia dinheiro no caixa eletrônico,  foram até um shopping center, na região do aeroporto, e compraram roupas e calçados com o cartão.

Segundo a delegada da DT/Abrantes, imagens do circuito interno de segurança registram Joabe e Elimar andando pelos corredores do shopping e entrando numa loja. Enquanto isso, o pastor Edimíilson ficou no veículo vigiado pelo adolescente, que empunhava uma arma.

Mais tarde, a vítima foi obrigada a dirigir até um local ermo, no Loteamento Jardim das Mangabeiras, onde cada um dos criminosos efetuou um disparo.  O corpo do pastor foi encontrado no dia 19 de dezembro. Indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e latrocínio, a dupla se encontra custodiada na carceragem da unidade policial.

Compartilhe