Orla de Tubarão é a segunda do Subúrbio a entrar em obras de requalificação

O prefeito ACM Neto assinou hoje (22) a ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação da orla de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário. Serão realizadas intervenções em 1,2 km da extensão, com investimentos da ordem de R$ 3,4 milhões. O dinheiro é fruto da arrecadação dos cofres públicos municipais e o projeto foi elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), semelhante ao que vem sendo executado na Barra, Ribeira e na vizinha São Tomé de Paripe, onde as obras estão mais avançadas do que previa o cronograma. A diferença em Tubarão é que, além do piso compartilhado, haverá também um trecho com paralelepípedo, em função do contato mais próximo com o mar.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço a vice-prefeita Célia Sacramento, o deputado federal Antonio Imbassahy, o deputado estadual Bruno Reis, os vereadores Léo Prates, Tiago Correia e Claudio Tinoco, secretários municipais e dirigentes de órgãos públicos de Salvador. O prefeito avisou que as obras serão entregues até junho, provavelmente em conjunto com a orla de São Thomé de Paripe. Mas não é só isso. “Não vou aceitar que essas duas intervenções sejam entregues sem que a gente inaugure junto a Estrada da Cocisa totalmente pavimentada”.

As obras incluem acessibilidade e espaço compartilhado para ciclistas, carros e pedestres. Será instalada pista tátil e rampas de acesso para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, parque infantil, equipamentos de ginástica, quiosques para comércio de bebidas e comidas, dotados de cabines para banheiros, e outros menores para venda de água de coco, além de reforma da quadra de esportes e construção de uma praça. A marcante arborização do local será integrada ao projeto, que contará ainda com iluminação cênica e espaço para estacionamento. Banhistas serão beneficiados ainda com implantação de chuveiros.

“Essa será uma intervenção como há muito o Subúrbio não via, assim como em São Thomé de Paripe. Por isso, as pessoas estão confiando nessa administração. Porque estamos cumprindo a palavra, os compromissos. Estamos chegando mais próximo das pessoas, sobretudo dos mais carentes. A gente atua com transparência e aplica bem o dinheiro arrecadado pela Prefeitura. Isso tudo permite que a gente possa fazer ações consistentes para garantir o lazer de milhares de pessoas”, salientou ACM Neto, em discurso antes da assinatura da ordem de serviço.

Como o fluxo de veículos é bem menor ao da Barra e de São Tomé de Paripe, em Tubarão o piso compartilhado funcionará mais como um calçadão, onde os veículos poderão circular em velocidade reduzida. O espaço para carros será construído no mesmo nível das laterais, que, através do concreto liso, permitirá ambiente adequado para a prática de caminhadas ou ciclismo. O final de linha dos ônibus, no entanto, não será realocado. Também será implantado um módulo de conforto para motoristas de ônibus que utilizam o local como final de linha, com duas cabines para sanitários e varanda para descanso.

Subúrbio – Durante a solenidade em Tubarão, o prefeito fez um balanço das intervenções feitas no Subúrbio desde o início da gestão. Ele destacou a questão do atendimento ? saúde. Em 2013, foram entregues, apenas no Subúrbio, 17 postos foram totalmente reformadas. Esse ano haverá ainda mais, graças ao aumento da arrecadação proporcionada pelo IPTU. “Quem mais precisa disso são os mais pobres, porque os mais ricos não vão ao posto público. Eles vão para São Paulo, para o exterior. Por isso que a gente governa fazendo justiça social. Não vamos permitir que uma pequena parcela da população queira continuar mandando na cidade. Eles faziam isso no passado. Agora não. A gente vai continuar trabalhando e ampliando a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF)”.

O prefeito citou ainda o investimento de R$10 milhões na recuperação asfáltica da região. Localidades como a Avenida São Luiz, na Estrada Velha de Paripe, e Rua das Pedrinhas, na Estrada Velha de Periperi, estão entre as vias que estão tendo o asfalto velho trocado por novo, como acontece em vários pontos de Salvador. Algumas dessas obras foram vistoriadas hoje pelo prefeito após a solenidade em Tubão. ACM Neto esteve ainda vistoriando as intervenções em São Thomé de Paripe ao lado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana.

Compartilhe