Curaça: Yulo critica atitude de prefeito e quer audiência com Dilma

Centenas de famílias do projeto de reassentamento Agrovilas de Pedra Branca, do município de Curaça, no Norte da Bahia, realizaram na sexta-feira (14) uma audiência pública para debater o ?Termo de Cooperação Financeira (TCF)?, assinado entre Governo Municipal de Curaçá e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O convênio firmado pelo prefeito do município, Carlos Brandão (PPS), não agradou os trabalhadores, que desde então realizam reuniões na cidade para discutir a revogação do acordo. Os reassentados alegam que os R$ 4, 1 milhões disponibilizados pelo convênio não paga as pendências que a Chesf tem com a região.

Engajado na luta pelo garantia dos direitos da comunidade, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), participou da reunião e ressaltou a luta dos trabalhadores que estão no reassentamento há 30 anos. Para ele, a atitude do prefeito foi arbitrária e não pode passar despercebida. ?É lamentável que o prefeito tome uma atitude sem discussão prévia com a cidade. Uma democracia contemporânea não permite mais esse tipo de atitude?, alertou.

Na ocasião, Yulo propôs a realização de mais duas audiências públicas, sendo uma na Assembleia Legislativa e outra com a presença do governador Jaques Wagner e da presidenta Dilma Rousseff. Entre as definições imediatas, está a entrega de um relatório da visita ? ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que chega a Salvador no próximo dia 18 de fevereiro para o lançamento da Campanha de Enfrentamento ? Violência contra Crianças e Adolescentes durante o carnaval.

Como membro titular da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo, o deputado Yulo Oiticica acredita que só através de um debate democrático será possível sanar uma dívida social com as mais de 200 famílias existentes no reassentamento de Agrovilas.

Vale lembrar que ainda está entre as reivindicações dos trabalhadores a construção de adutora, estação de tratamento de água para consumo humano e tubulação para levar água aos lotes.

Compartilhe