Matrículas na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira

A rede pública estadual de ensino inicia na próxima segunda-feira (17) as matrículas para o ano letivo de 2014, que prosseguem até 26 deste mês. O processo poderá ser realizado presencialmente em qualquer unidade escolar do estado, independente da qual o estudante deseja estudar, ou no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula), utilizando o código gerado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) na carta de renovação distribuída nos estabelecimentos.
 
Poderão fazer a matrícula pela internet, os alunos regularmente matriculados na rede estadual que tenham frequência regular até o final do ano letivo 2013, os que não renovaram a matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.
Estudantes oriundos das redes municipais de Salvador, Catu e Feira de Santana também poderão fazer sua matrícula via internet com o código encaminhado pelas secretarias municipais. Mas a matrícula para alunos novos de outras cidades ou da rede de ensino privada será diretamente na escola. O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 10 de março.
 
A diretora de atendimento ? rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eliana Carvalho, informa que a matrícula pela internet pretende proporcionar agilidade e conforto aos estudantes, pais ou responsáveis. ?Precisamos chamar a atenção para o fato de que a matrícula na segunda e terça-feira será apenas para os estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. Estes estudantes poderão realizar a matrícula pela internet, sem precisar sair de casa ou do bairro onde moram para ir ? escola?.
 
Documentos necessários ? Para realizar a matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar, originais e cópias da certidão de registro civil ou carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, e a carteira do Setps para unidades escolares do município de Salvador.  Se a matricula ou transferência for realizada pela internet, a documentação deverá ser entregue na escola para a qual o aluno se matriculou, de acordo com o prazo estipulado no comprovante de matricula.
 
Excepcionalmente, será aceito, em substituição ao histórico escolar, na forma da legislação vigente, o atestado de escolaridade original, firmado pela direção da unidade escolar, que deverá especificar o curso, a série/ano do estudante no ano letivo de 2013 ou de anos anteriores, e também do curso, a série/ano que o estudante estará apto a cursar no ano letivo de 2014.
 
Calendário
 
Estudantes da rede pública
 
Dias 17 e 18 – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola
 
Dias 19 e 20 – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte. No caso do 9º ano, o estudante poderá ainda optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio
 
Alunos novos
 
Dias 21 e 24 – Matrícula para o ensino fundamental e proeja fundamental
 
Dias 25 e 26 – Matrícula para o ensino médio e técnico nível médio

Compartilhe