Receita: consulta a lote do IR não sai hoje

 A Receita Federal voltou atrás novamente e disse que não irá divulgar nesta terça-feira (10) a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda de 2013 (ano-calendário 2012), como informado anteriormente.

O órgão não informou qual a causa dos atrasos.

O supervisor nacional de IR, Joaquim Adir, disse que não há uma nova data prevista, mas que a liberação deve acontecer “nos próximos dias”.

Normalmente, a consulta é liberada uma semana antes do depósito do dinheiro, que está marcado para a próxima segunda-feira (16). Segundo Adir, a data do depósito não deve ser alterada.

O dinheiro será depositado no dia 16, na agência indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Para quem ainda não teve a declaração liberada, a Receita tem um sistema para verificar se a declaração está com algum problema e oferece oportunidade de corrigi-lo.

Compartilhe