Fifa se reúne na Costa do Sauipe para discutir sorteio e horários

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 só acontece na sexta-feira, mas os dias que antecedem o evento que vai acontecer na Costa do Sauipe, 76 km ao norte de Salvador, na Bahia, também prometem ser quentes.

Dirigentes da Fifa, treinadores e funcionários das seleções classificadas para a Copa começam chegar ao Brasil hoje. O presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, já desembarcou. Em pauta, além do sorteio, estão outros assuntos importantes, como o Itaquerão e os horários dos jogos.

O futuro estádio do Corinthians, que vai abrigar o jogo de abertura da Copa, teve um acidente na última quarta-feira.

Por conta disso, a estimativa do Corinthians é que o estádio, que deveria ser concluído no final deste mês, seja entregue no final de janeiro ou início de fevereiro. A Fifa, que diz não ter um “plano B” para a abertura, aceitará o atraso. O assunto Itaquerão será discutido já hoje.

Ainda nesta semana, dirigentes da Fifa vão conversar também sobre os horários dos jogos. A entidade pode reconsiderar sua decisão de realizar alguns jogos da Copa no começo da tarde em cidades quentes, como já indicou Blatter.

Na sexta-feira, Rinaldo Martorelli, presidente da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e vice-presidente do FIFPro (Sindicato Mundial de Atletas), entregou ? Fifa um documento elaborado pela entidade brasileira que mostra a preocupação com os horários dos jogos.

“O estudo traz um embasamento científico sobre temperatura corporal dos atletas quando expostos a altas temperaturas. Esperamos uma posição para discutirmos o problema, sem a necessidade de recorrer a uma ação judicial, coisa que ainda não descartamos”, disse Martorelli na ocasião.

A temperatura máxima em Manaus, por exemplo, na época do Mundial, chega a 31º C.
Ainda nas reuniões da Fifa, será definida a divisão dos potes no sorteio das 24 seleções que não são cabeças de chave no torneio. A entidade já explicou que a distribuição será feita de acordo com critérios esportivos e geográficos (não pode haver dois africanos no mesmo grupo, por exemplo).

O sorteio já tem os oito cabeças de chave definidos de acordo com o ranking da Fifa: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, além do Brasil, que é o país sede.

Compartilhe