Troféu Caymmi é relançado com formado mais democrático

Após cinco anos inativo, o Troféu Caymmi está de volta. E na sua 15° edição, a premiação que sempre atuou como vanguardista na identificação de novos talentos também promoverá uma merecida homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, mestre da Música Popular Brasileira que inspirou a criação do troféu. Reafirmando o seu papel como importante elemento propulsor da cultura musical baiana, o projeto criado pelo produtor Tuca de Morais em 1985, volta ampliado, com nova configuração e novo layout, afinal, nos últimos 25 anos a sociedade mudou, modos e estilos de vida transcenderam e a música acompanhou esta evolução.

O relançamento do prêmio aconteceu no início da noite de hoje (07), no Forte de São Diogo, na Barra, em evento comandado pelo prefeito ACM Neto. Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o diretor da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, e artistas como Carlinhos Brown e Margareth Menezes. O prêmio é uma realização da Prefeitura e da Via Press Comunicação e Eventos.

“A única exigência que a Prefeitura fez para apoiar o Troféu Caymmi é que o projeto ganhasse as ruas da cidade, com apresentações”, afirmou o prefeito, lembrando que o prêmio revelou grandes artistas como Gerônimo, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ivete Sangalo. Por conta dessa exigência do prefeito, a 15° edição será mais democrática, buscando um diálogo mais consistente com as necessidades do mercado cultural. ?Este prêmio não apenas revela talentos, mas visa impulsionar o cenário da música baiana, disse Guilherme Bellintani. 

Após o lançamento, será anunciada em janeiro de 2014 a comissão julgadora da premiação. No mesmo mês será também lançado oficialmente o portal da 15° edição do projeto, que retorna estruturado em três etapas: a turnê Caravana Cultural Caymmi, que contempla 13 cidades do interior do estado com oficinas e espaços de discussão, formando e informando sobre as políticas culturais e a premiação do troféu; as Quartas Caymmi, onde, a partir de abril, mês em que se iniciam as comemorações do centenário do mestre Dorival, se apresentam os finalistas de cada categoria concorrente; e a Premiação do Troféu Caymmi, que acontece em 2015, consagrando os novos talentos da música revelados ao longo do projeto.

O projeto – Inspirado na obra de Dorival Caymmi, a premiação possui uma proposta inovadora de valorização e democratização da MPB ao alcance do grande público, destacando a contribuição deste mestre na formação da identidade cultural nacional. Foi a partir da criação do Troféu Caymmi que as políticas de apoio e fomento aos projetos culturais na Bahia ganharam destaque, enquanto ação estratégica para o desenvolvimento e progresso no estado.

Diante de sua importância e extensão, o troféu permite reconhecimento a novos talentos e democratiza a produção baiana, pluralizando Salvador e consolidando a cidade como um pólo produtivo de música de qualidade. Desta forma o projeto transcende o conceito de premiação, dando espaço e visibilidade, durante todo o seu processo, aos artistas novos e veteranos na mídia baiana e nacional.

Compartilhe