Vereadores prestigiam assinatura de contrato do Metrô de Salvador

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), e outros vereadores, participaram nesta terça-feira (15), no Grand Hotel Stella Maris, do evento onde a presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador Jaques Wagner assinaram o contrato com diretores do Grupo CCR para a construção e operacionalização do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

De acordo com a presidente Dilma Rousseff, o investimento total para o metrô de Salvador é de ?quase 5 bilhões de reais?. Ela destacou que ?o metrô é feito de diversos equipamentos e materiais. Entretanto, para realizar uma obra de tal magnitude é importante também vontade política para estruturar o projeto. E aqui na Bahia temos estas condições através de uma parceria envolvendo os governos federal, estadual, municipal e a iniciativa privada?.

As obras do Metrô de Salvador estão inclusas no PAC 2 e, segundo o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, trata-se da segunda Parceria Público Privada (PPP) de Mobilidade Urbana do governo federal.

 

Complexa

 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, frisou que ?esta é uma obra extremamente complexa que não saía do papel. Agora, vai ser concluído o Tramo 1 e será realizada a obra do Tramo 2. Precisamos de um transporte público de qualidade e, assim, muitas pessoas vão deixar seus veículos em casa e aderir ? utilização do transporte público?. Ele também ressaltou que a solução para a mobilidade urbana é o transporte integrado, com opções como o metrô, a utilização de ciclovias e os ônibus, com a ampliação dos corredores de Bus Rapid Transit (BRT).

Com relação ao projeto do Executivo Municipal que concede isenção do ISS para o metrô, que está sobrestando a pauta de votações da Câmara Municipal, Paulo Câmara frisou que o projeto tem parecer favorável das comissões e não tem motivos para não ser votado:?A Câmara é a casa do contraditório e faz-se necessário respeitar a posição de cada vereador. Com relação a um projeto desta magnitude, que interessa a toda a cidade, temos que deixar de lado questões partidárias e votar?.

A Linha 1 do Metrô irá da Estação da Lapa até Pirajá, com extensão para a Brasilgás e Águas Claras. Já a Linha 2 fará o percurso entre o Detran e Lauro de Freitas, passando pelo Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães

Os vereadores Geraldo Júnior (SDD), Sílvio Humberto (PSB), Aladilce Souza (PCdoB), Fabíola Mansur (PSB), José Trindade (PSL) e Joceval Rodrigues (PPS) também participaram do evento.

Compartilhe