Espaço para capacitação profissional é inaugurado no Bairro da Paz

A Cooperativa Colibris inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira (18) sua nova sede para qualificar profissionalmente moradores dos Bairros da Paz, Mussurunga, São Cristóvão, Itapoã e entornos. A finalidade da Cooperativa, que atua diretamente com atividades de costura e serigrafia, é criar alternativa que gerem trabalho e renda para as comunidades, fomentando a diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas.

No espaço solidário, entre outras iniciativas, funciona o Projeto Formação Profissional FPSSA, que tem como meta qualificar jovens e mulheres para os grandes eventos esportivos que acontecerão na capital baiana, em especial a Copa de 2014, além de inseri-los no mercado de trabalho.

Na oportunidade, foram inauguradas ainda a cozinha comunitária; espaço para oficina de costura, do Projeto Artcos e feita a entrega de equipamentos para empreendedores dos Bairros da Paz e Itapoã, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate ? Pobreza (Sedes), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ? Setre;

Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Casa Civil e o Instituto Qualificação e Cidadania ? ICI. Cursos Profissionalizantes – FPSSA As primeiras turmas dos cursos profissionalizantes realizados no Espaço Colibris tiveram início no último dia 9 e seguem com inscrições abertas.

Cerca de 30 alunos já participam do curso de culinária, que apresentam técnicas de higiene, armazenamento e preparo de comidas típicos da culinária baiana. Práticas na manipulação de alimentos, além de variadas receitas que estimulam a criatividade gastronômica também estão sendo aprendidas no curso.

O curso de inglês, voltado para capacitar os jovens e mulheres a se comunicarem por meio da escrita, conversação e leitura, vem estimulando o jeito próprio de cada morador assimilar o idioma e inserir no mercado de trabalho, em especial durante a Copa de 2014.

Mais de cem pessoas estão frequentando os dois cursos. A expectativa é qualificar 500 jovens e mulheres até a Copa do Mundo. Matrículas Abertas Os próximos cursos são de Hotelaria (camareira, hospedagem); Turismo (qualidade em serviços turísticos); Artesanato em tecido ( corte costura).

Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 24 anos (homens) e a partir de 18 anos (mulheres). A matrícula pode ser feita gratuitamente nos balcões informativos ou na sede do Projeto FPSSA, localizada na Rua da Resistência, n 75, Bairro da Paz.

Os interessados que morem na área de abrangência do Projeto terão transporte gratuito. O material didático também é fornecido gratuitamente. Mais informações no tel: 3367-4036 ou acesse o site www.projetofpssa.org.br.

Compartilhe