Marcell Moraes propõe rodízio de veículos

Se depender do vereador Marcell Moraes (PV), Salvador implantará um programa de rodízio de veículos com base no dígito final da placa. A proposta, conforme o Projeto de Lei nº 578/13, tem por objetivo a melhoria das condições do transito na cidade.

De acordo com a matéria, o programa de rodízio de veículos será implantado em toda a cidade, das 5h ? s 22h, de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados. A cidade de São Paulo já adotou um sistema de rodízio de veículos e a regra funciona conforme o final da placa.

Veículos com placas que terminam em 1 e 2, conforme o projeto do vereador Marcell, não poderão circular na segunda-feira. A proibição, na terça-feira, será para os veículos com placas que terminam em 3 e 4. Na quarta-feira, com finais 5 e 6. Na quinta-feira, não vão circular os veículos com finais 7 e 8. Fechando o rodízio, na sexta-feira, não vão circular os veículos com placas com finais 9 e 0.

?Os caminhões poderão circular pelas vias desde que respeitem os horários de carga e descarga emitidos pelo órgão municipal competente?, observou o vereador Marcell Moraes. Poderão circular os transportes coletivos e de lotação, as motocicletas e similares, os táxis, o transporte escolar, os guinchos e os veículos empregados em serviços essenciais e de emergência, dentre outros casos especiais.

Números alarmantes

Na sua justificativa, o vereador Marcell Moraes observa que nos últimos dez anos o número de veículos que circulam pela cidade quase que dobrou, passando de 460 mil para 815 mil em outubro de 2012, segundo o cadastro do Departamento de Trânsito do Estado da Bahia.

?Até 2014, mais 50 mil novos veículos devem estar rodando pelas ruas de Salvador. São números alarmantes e só fazem aumentar em função do tão questionado sistema de transporte público da cidade. Este, por não favorecer o deslocamento da população de forma rápida e segura, gera de forma errônea a sensação de que, com um veículo particular, o sistema tende a melhorar?, analisou o vereador Marcell.

No seu entendimento, o trânsito de Salvador tende a melhorar a partir de políticas públicas para desobstruir as vias. ?Vejo a implantação do rodízio de veículos automotores como um caminho para reduzir os congestionamentos, trazendo ainda a melhoria da qualidade de vida e a redução do estresse?, reforçou o vereador.

Compartilhe