Copa 2014: Bairros periféricos sensibilizados sobre intercâmbio cultural

A diferença entre as culturas, como é possível aprender com o intercâmbio e a transformação que ocorre na sociedade quando há respeito ? diversidade. Essa foi a ideia compartilhada com jovens e mulheres do Bairro da Paz, Mussurunga, São Cristóvão e região que participaram na manhã de hoje (31) da palestra de sensibilização ?Intercâmbio Cultural?. O evento, realizado no Espaço Avançar, no Bairro da Paz, foi promovido pelo Projeto de Formação Profissional Salvador, que tem como finalidade capacitar a população de bairros periféricos para a Copa 2014 e mercado de trabalho.

Na oportunidade, foi feita dinâmica de grupo visando a interação e troca de experiência sobre o tema, a fim de que os presentes pudessem conhecer um pouco da história do outro e percebessem as diversidades. A leitura dos textos ?Somos todos estrangeiros?, de Ivan Lessa, e ?Aula de Inglês?, de Rubem Braga, foi uma das atividades aplicada pelo mediador John Wesley Days Jr, representante aqui no Brasil da instituição de intercâmbio cultural americana LionShade.

?Percebe-se o interesse dessas pessoas em conhecer novas culturas e isso deve ser valorizado, desenvolvido, já que muitas vezes elas só precisam de um estímulo para ampliar horizontes?, salientou. De acordo com a coordenadora do Projeto FPSSA, Valentina Trentini Ono, ?a iniciativa implementada em parceria com a LionShade foi importante, pois a temática tratada – intercambio cultural com foco na formação profissional para as periferias da cidade- fortalece  a mensagem que o projeto FPSSA quer passar através das atividades promovidas: valorização das periferias e da identidade cultural, do turismo sustentado e da participação das mulheres nesse processo?.

A estudante Rosineide Souza Santos, 22 anos, acredita que as atividades do Projeto estão servindo para a escolha da carreira profissional. Já a ambulante Francineide Silva de Souza, 43 anos, destaca que está tendo oportunidade de ampliar seus horizontes, trocar experiências e fazer novos contatos. Patrick Hernandes afirma: ?estou impressionado porque pensava que intercâmbio cultural era somente com estrangeiros, mas aprendi hoje que quando conhecemos outras religiões, outros bairros, também estamos falando de troca de culturas?.

Palestras e Cursos

A próxima atividade de sensibilização acontece no dia 14 de agosto, das 9 ? s 13h, com o tema “Gênero e Raça”, também no Espaço Avançar, no Bairro da paz.

Os cursos profissionalizantes já estão com inscrições abertas e devem ter início no final desse de agosto. Os cursos são: Culinária Típica (comida de botequim, nordestina); Doces Típicos (sobremesa, mini-bolos e bem casados; boas práticas na manipulação de alimentos); Hotelaria (camareira, hospedagem); Turismo (qualidade em serviços turísticos); Artesanato em tecido ( corte costura) e Inglês.

Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 24 anos (homens) e a partir de 18 anos (mulheres). A matrícula pode ser feita gratuitamente nos balcões informativos ou na sede do Projeto FPSSA, localizada na Rua da Resistência, n 75, Bairro da Paz. Mais informações no tel: 3367-4036.

Compartilhe