Dilma cria grupo para ligar governo ? s redes sociais

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nas últimas semanas com
especialistas em redes sociais para organizar a criação de um grupo que
fará a ponte entre os órgãos do governo federal e as demandas da
sociedade expressas pelas redes sociais, disseram ? Reuters fontes do
Palácio do Planalto.

A decisão de estreitar os laços com a sociedade via redes sociais foi
tomada depois que o governo sentiu o poder de mobilização dessas
ferramentas de Internet nas manifestações de junho, que chegaram a levar
mais de um milhão de pessoas ? s ruas do país. Os protestos repercutiram
negativamente na popularidade da presidente e também na avaliação do
desempenho do governo.

Dilma recorreu a pessoas que integraram sua campanha presidencial de
2010 na área de redes sociais e ao publicitário João Santana, que
comandou o marketing das campanhas presidenciais do PT desde 2006, para
definir a atuação da nova equipe, que terá ligação direta com o seu
gabinete, disse uma das fontes ouvidas pela Reuters.

A fonte, contudo, negou que a iniciativa tenha por objetivo dar suporte
? campanha eleitoral do próximo ano e que tampouco servirá como veículo
de propaganda do governo.

Uma outra fonte ouvida pela Reuters, que também pediu para não ter seu
nome revelado, disse que o limite de atuação desse novo grupo ainda não
está claro e as atribuições podem ser modificadas dependendo de quem o
integrará.

Durante a campanha presidencial de 2010, a presidente fez pouco uso
pessoal das redes sociais. Seu último post em seu perfil pessoal no
Twitter foi em 2010, prometendo que teria uma postura mais ativa na
rede.

A criação do novo grupo quase prejudicou o lançamento do
Participatório, uma rede social para debater temas relacionados ?
juventude lançado pelo governo na semana passada. Ao saber da
iniciativa, Dilma mandou abortar o anúncio para lançar um pacote para um
“núcleo digital” do governo, mas foi convencida que o lançamento da
nova ferramenta não poderia esperar.

Compartilhe