Prefeitura abre 1.000 vagas para cursos através do Pronatec Copa

Com o objetivo de formar novos profissionais e contribuir para a melhoria dos serviços durante os grandes eventos a serem realizados na capital baiana ? Copa das Confederações e Copa do Mundo -, a Prefeitura de Salvador, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), está oferecendo 1.000 vagas para cursos profissionalizantes, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ? Copa). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (20) e seguem até 7 de junho, na sede da Saltur, no Dique do Tororó, das 8h ? s 12h.

A ação, que faz parte do programa desenvolvido pela Sedes – Centro do Empreendedor Municipal (CEM), conta 200 vagas para auxiliar de cozinha, camareira, garçom, organizador de eventos e recepcionista. Para se inscrever, o candidato precisa ser maior de 18 anos, residir em Salvador e não ter vínculo empregatício.

No ato na inscrição, devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência em Salvador e de escolaridade (cópia e original).  As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os cursos completamente gratuitos serão ministrados pelo Senai, a partir de julho, e os candidatos receberam um auxílio transporte e lanche.

Confira grade de cada curso:

Auxiliar de Cozinha
Auxilia o cozinheiro no preparo de alimentos e organização da cozinha. Realiza higienização, cortes, proporcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Realiza preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições. Zela pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança no trabalho.

Carga Horária: 200 horas
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Camareira em Meios de Hospedagem
Executa os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais, considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem.

Carga Horária: 200 horas
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Garçom
Recepciona o cliente e ocupa-se de sua acomodação ? mesa. Registra pedidos e orienta escolhas. Utiliza técnicas para servir alimentos e bebidas. Organiza espaços físicos de alimentos e bebidas.

Carga Horária: 200 horas
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Organizador de Eventos
Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

Carga Horária: 180 horas
Escolaridade: Ensino Médio Completo

Recepcionista em Meios de Hospedagem
Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e observância ? s questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

Carga Horária: 160 horas
Escolaridade: Ensino Médio Incompleto

Compartilhe