Posto do Procon atende consumidores e turistas no aeroporto de Salvador

Instalado no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o posto
avançado de atendimento do Procon-BA oferece orientação a consumidores e
turistas sobre problemas relacionados a serviços aeroportuários,
companhias aéreas e outras reclamações previstas no Código de Defesa do
Consumidor. O serviço conta com dois guichês e funciona de segunda a
sexta-feira, das 8h ? s 18h, no setor de desembarque do terminal.

Ainda
este ano, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)
prevê a implantação do serviço na Arena Fonte Nova, no Terminal
Rodoviário e no Terminal Marítimo de Salvador.

Na primeira semana
de atendimento, as queixas mais frequentes dos passageiros foram
extravio e violação de bagagem e atraso e cancelamento de voos, além da
prática do overbooking, quando a companhia comercializa passagens em
número acima dos disponíveis nas aeronaves. Os consumidores atendidos
registraram também reclamações sobre outras áreas, como financiamento de
imóveis e cobrança abusiva de prestadoras de serviço.

A abertura
do posto foi uma extensão da Operação Linhas Aéreas, deflagrada pelo
Procon-BA em abril no aeroporto da capital baiana. Dos 426 consumidores
prejudicados por serviços aeroportuários que registraram reclamações,
80% tiveram solução para seus problemas.

De acordo com o
superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Soares, o objetivo é
atender ? demanda de consumidores que precisavam procurar outras
unidades do órgão, facilitando a solução dos problemas junto ? s empresas
de aviação e outros serviços. ?A ideia é priorizar a resolução do
conflito diretamente com as companhias aéreas e fornecedores que atuam
no aeroporto?.

Caso necessário, segundo o superintendente, a
queixa do consumidor é registrada e encaminhada em forma de processo
para a solicitação de reembolso ou indenização. ?Passageiros em
trânsito, por exemplo, podem registrar a reclamação e dar continuidade
ao atendimento na cidade de destino. Já os turistas estrangeiros contam
com atendimento nos idiomas inglês, francês e espanhol?.

O
aposentado Ananias França tinha dúvidas sobre a viagem entre Salvador e
São Luís (MA) e procurou ajuda no posto do Procon. ?Este posto é muito
importante para nós, consumidores, na hora de tirar dúvidas sobre compra
de passagens e horários?.

Compartilhe