Prefeitura de Salvador abre 1.510 novas vagas para cursos do Pronatec

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate ? Pobreza (Semps), inicia nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza 1.510 vagas em 22 cursos no Instituto Federal da Bahia (IFBA). As pré-matrículas e matriculas devem ser feitas de 13 a 17 de maio, das 8h ? s 17h, no IFBA, Campus Barbalho, e o início das aulas está previsto para junho. Quatro profissionais da secretaria farão as pré-matrículas e a inserção dos dados no sistema nas dependências do IFBA, não mais nas unidades do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

?Desta forma, evitaremos que os interessados em fazer um dos 22 cursos oferecidos pelo Pronatec tenham que se deslocar duas vezes de suas casas. Agora, eles podem realizar a pré-matrícula e, tão logo os dados sejam inseridos no sistema, estarão aptos a fazer a matricular e se preparar para o inicio das aulas?, pontua o secretário Mauricio Trindade. As 1.510 vagas estão divididas ao longo do ano, com aulas até o mês de dezembro de 2013. Serão 18 turmas por período, com tempo de duração de acordo com a carga horária do curso, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas acontecerão no Centro Comunitário da Igreja Batista, na Avenida Garibaldi.

Os pré-requisitos determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pelo Ministério da Educação (MEC) para participar dos cursos são: ser beneficiário do Bolsa Família ou ser dependente, ter a escolaridade exigida para cada curso (ensino médio incompleto ou completo e fundamental completo), 16 anos de idade, no mínimo, (para alguns cursos é exigido ter idade superior a 18 anos), e possuir o Número de Inscrição Social (NIS). Para se inscrever no programa é necessário levar cópia do documento de identidade, CPF, NIS, comprovante de residência e de escolaridade.

O Pronatec tem como objetivo ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da formação e qualificação profissional. Serão oferecidos 22 cursos nas áreas de serviços, mecânica e processos, elétrica e construção civil. As aulas começam em junho para qualificação como organizador de eventos, recepcionista de eventos, camareira, recepcionista em meios de hospedagem, agente comunitário de saúde, cuidador de idosos, operador de processos químicos, soldador, mecânico de refrigeração, caldeireiro, eletricista industrial, montador e reparador de computadores, pedreiro de alvenaria, almoxarife de obras, dentre outros.

Compartilhe