Juazeiro: Fred Menendez e seu Rixô Elétrico puxam cortejo

Idealizado exclusivamente para a II Celebração das Culturas dos Sertões, o Cortejo da Cultura dos Sertões levará ? s ruas de Juazeiro nesta quinta-feira (9) muita alegria, música e dança ao reunir mais de mil pessoas de 37 grupos da cidade e municípios vizinhos – baianos e pernambucanos -, entre eles, o ?Samba Veio do Rodeadouro?, ?Sertão Rasgado? e ?Cisnes Selvagens?.

O trajeto será iniciado na Praça da Bandeira/Catedral, no centro da cidade, com apresentação do grupo musical Rixô Elétrico, do músico baiano Fred Menendez, que convidará a população para o evento ao som da guitarra baiana e do minitrio, e segue pelas avenidas Adolfo Viana e Coronel João Evangelista (Rua da 28), Rua Goes Calmon (Rua da Apolo), Rua Conselheiro Saraiva, Praça Barão do Rio Branco, Avenida José Petitinga, chegando ao Centro de Cultura João Gilberto, local onde está sediada a Celebração.

Na ocasião, o Rixô trará para ao centro da festa o acordeon, instrumento musical característico da cultura sertaneja. ?A marcação ritma será o foco da apresentação. A guitarra baiana nos permite reviver os primeiros carnavais e o acordeon remonta ao universo musical do forró, do xaxado, do baião, de Luiz Gonzaga. O encontro destas manifestações será o verdadeiro espetáculo?, afirma Menendez.

Arte sertaneja

Durante o desfile, os diversos grupos de quadrilha, afoxé, vaqueiros, teatro, fanfarras, palhaços, mascarados, congadas, reisado, bumba meu boi, entre outros, se apresentarão individualmente, dando ao público a oportunidade de conhecer um pouco das manifestações artístico-culturais que integram o vasto universo das culturas sertanejas.

Ao chegar ao Centro de Cultura João Gilberto, os grupos serão recepcionados pelos cantadores locais Neto e Mundinho. ?O show tem as nossas vozes, o som do violão e da percussão. Tocamos todos os estilos musicais. Juazeiro tem uma cultura diversa e cabe um pouco de tudo. Faremos o que o público pedir?.

Compartilhe