Semur promove Feira das Artes na Visconde de Cairu

Bijouterias em macramê, orixás e bonecas em cerâmicas, penteados e turbantes, tecelagem, peças feitas de retalhos, caixas em MDF e bolsas e pochetes em jeans são os produtos expostos na Feira das Artes, promovida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) dentro da 6ª Jornada do Conhecimento, que acontece até sábado (11) na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, das 17h ? s 20h. A feira conta com seis artesãos selecionados pela Reparação.

De acordo com Milena Santos, chefe do Setor de Desenvolvimento da Identidade Étnico-Cultural da Semur, a ação visa promover, valorizar e divulgar a diversidade étnico-cultural, estimulando oportunidades de geração de renda através da disponibilização de espaços para comercialização, divulgação e intercâmbio entre os artesãos. ?Recebemos o convite da fundação, que é nossa parceira, para participarmos dessa atividade mais uma vez. A pedido da instituição, foram selecionados produtos mais voltados para os jovens e que fazem bastante sucesso, como bijuterias. É uma forma de divulgação das nossas ações e das atividades dos artesãos?, ressaltou Milena.

Para a professora da instituição de ensino e coordenadora da Jornada, Maria Tereza Lemos, a Feira das Artes da Semur está inserida no contexto do evento, que tem como tema ?Arte e ciência produzem conhecimento?. ?É uma maneira de relacionar outras formas do conhecimento, promovendo a formação global do cidadão. Além do que aprendem nos livros, os alunos também precisam saber o que está sendo feito nas diversas áreas e que pode ser agregado ao curso que estão fazendo?, destacou a professora. A Fundação Visconde de Cairu é uma das instituições que possuem o Selo Reconhecimento, do Selo da Diversidade da Semur, por promover a diversidade e combater o racismo no ambiente de trabalho.

Trabalhando no ramo há nove anos ? quatro deles como cadastrada pela Semur ?, a artesã Emília Matos aprova este tipo de iniciativa. ?As feiras trazem sempre um bom retorno pra gente. É muito boa esta iniciativa da Semur, pois nos ajuda a divulgar nossos produtos e, claro, a escoar a produção?, relatou.

Inscrições – A cada mês, a Semur realiza agendamento de inscrições para artesãos que queiram participar das Feiras Itinerantes de Empreendedores Afrodescendentes. O cadastro da secretaria já conta com 167 artesãos, que desenvolvem produtos com temática voltada para a cultura afrodescendente. O próximo dia de cadastramento acontece no dia 20 e os interessados devem ligar para os telefones (71) 4009-2606 ou 2607, ou enviar um e-mail para semur.feiras@gmail.com.   

Compartilhe