Luiz Caetano é o mais novo cidadão soteropolitano

O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, nascido no município de Central, interior da Bahia, recebeu na noite desta quinta-feira (25), o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. A sessão especial que outorgou a honraria foi realizada no plenário da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que enalteceu as ?históricas lutas? do homenageado em defesa da democracia.

A ?forte ligação? do ex-prefeito de Camaçari com a capital baiana também foi destacada pelo vereador Suíca. Caetano, como é popularmente conhecido, morou em Salvador por dez anos, entre as décadas de 70 e 80. Além de ter residido no município, foi colaborador de associações de moradores da capital e participou de lutas estudantis pela democracia e pela defesa da universidade pública.

Logo após a ditadura militar, em 1986, Caetano foi o primeiro prefeito de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. ?Apesar de ter nascido na cidade de Central, atua na política e no social do nosso município há muito tempo. Por tudo isso, pelo homem público que é, merece esse título para ficar registrado na história. Caetano, inclusive, foi o idealizador da Cidade do Saber, revolucionando a cultura na Região Metropolitana de Salvador?, justificou Luiz Carlos Suíca, fazendo questão de fazer referência ao ex-vereador Giovanni Barreto, primeiro propositor da homenagem.

A deputada estadual Luiza Maia (PT), visivelmente emocionada, testemunhou como esposa do homenageado e como parlamentar. ?Eu, que conheço toda a história de Caetano, garanto: É muito merecido. Fico até meio atrapalhada com as palavras em homenagens como esta?, admitiu a parlamentar.

Após receber oficialmente a honraria da Câmara, Luiz Caetano falou sobre a emoção de receber o Título de Cidadão da Cidade do Salvador.

?Tenho uma história nesta cidade. Adoro Salvador, amo Salvador, e me sinto muito honrado por receber este título em uma das casas legislativas mais antigas do Brasil. Levanta muito a minha autoestima. Essa repercussão toda que teve essa honraria demonstra que eu já era, antes mesmo da homenagem, cidadão desta cidade. Agora é oficial. Sou um soteropolitano?, comemorou Caetano.

Representações

Também fizeram parte da mesa, durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Paulo Câmara (PSDB); o presidente estadual da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT); o secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa; o prefeito de Camaçari, Adelmar Delgado; e a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Prefeitos da Bahia, Maria Quitéria.

Os vereadores Arnando Lessa (PT), Trindade (PSL), Leandro Guerrilha (PSL) e Waldir Pires (PT), também marcaram presença na sessão que homenageou Luiz Caetano.

Compartilhe