Salvador realiza vacinação contra Influenza até 31 de maio

A campanha de vacinação contra a Influenza segue na capital baiana até o dia 31 de maio, quando os órgãos ligados ? saúde esperam atingir a cobertura de 80% do público alvo, totalizando 465 mil pessoas. Balanço realizado até a última quarta-feira (24) revela que já foram vacinadas 110 mil pessoas, o que corresponde a quase 24%. Nos últimos quatro anos, a capital baiana se manteve abaixo do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde: 2009 (79,1%), 2010 (78,5%), 2011 (74,8%) e 2012 (75%). Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha para os municípios que não atingiram a meta estabelecida. Até as 18h, cerca de 15 milhões de pessoas haviam sido imunizadas, ou seja, 47,6% da população alvo no país.

É importante ressaltar que a imunização é a melhor medida de prevenção contra a doença, proporcionando proteção contra os três principais vírus que circularam no último inverno no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza B. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto ? boca, aos olhos e ao nariz.

Os postos de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h ? s 17h. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. Acamados e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser vacinados em casa. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e solicitar a visita da equipe de vacinação.

Compartilhe