Mobilização contra a dengue movimenta a Lagoa do Abaeté

Para conscientizar a população sobre a importância do combate ? dengue, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de atividades nesta quinta-feira (18), no Parque da Lagoa do Abaeté, no Distrito Sanitário de Itapuã. O evento envolveu atividades como apresentações de grupos de música, dança e teatro, orientação de saúde, vacinação contra a influenza, além de aferição de pressão. Além disso, os participantes deram um abraço simbólico na lagoa, que é um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Isabel Guimarães, Salvador registrou, no último Levantamento Rápido para Aedes Aegypti (Lira), realizado na primeira quinzena de março, um índice médio de 2,7%. Ou seja, está em situação de alerta em relação ? doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice satisfatório é inferior a 1%. Entre 1% e 3,9%, é considerada situação de alerta. Acima de 3,9% de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti já é caso de emergência. ?As ações de mobilização são muito importantes quando a cidade está situação alerta para evitar que aumente a proliferação do mosquito?, explicou a Isabel Guimarães.

Ela contou que, a partir deste ano, a SMS retomou o trabalho de mobilização nos distritos sanitários da cidade, procurando ter sempre como cenário um local de importância histórica para a população, a exemplo da Lagoa do Abaeté. A abertura do projeto, em fevereiro, teve como palco o Dique do Tororó. A coordenadora explicou que a proposta é realizar ações semelhantes em todos os 12 distritos.

Até o momento, o projeto já passou pelas regiões de São Caetano/Valéria, Cajazeiras, Barra/Rio Vermelho e itapagipe. Os próximos a serem distritos a serem visitados são Brotas, Cabula/Beiru e Pau da Lima.

Continuidade – A coordenadora da Mobilização Social do Distrito Sanitário de Itapuã, Andréia Gomes, disse que o trabalho de conscientização é contínuo, com a realização de encontros e palestras com a comunidade.  ?Hoje estamos realizando uma ação especial com várias atividades importantes para a população. Temos desde apresentações culturais ? distribuição de vacinas e outros serviços de saúde para a população, tendo com foco principal o controle e combate ? dengue?.

Moradora do bairro de São Cristóvão, que integra o Distrito de Itapuã, a enfermeira Ednalva Natividade participou com a filha das atividades no Abaeté. Para ela, a ação é fundamental para estimular a população a atuar no combate è doença. ?Muita gente sabe como prevenir a doença, mas se descuida, porque acha que nunca vai acontecer com ela. Uma atividade como essa ajuda as pessoas entenderem que qualquer um pode ser vítima da dengue?, afirmou.

Compartilhe