Miriam Belchior diz que inflação está sob controle

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou neste sábado que o avanço da taxa de inflação é passageira  e que, se for preciso, o governo vai tomar as medidas necessárias para conter a alta. “A inflação está sob controle”, disse, após inauguração de apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Santo André, no ABC paulista.

A ministra citou as desonerações da energia elétrica e da cesta básica como ações de controle da inflação, e o tomate, apontado como símbolo da alta dos preços verificada nas últimas semanas. “Agora é o tomate, mas já foi o chuchu no passado”, disse.

Miriam Belchior também foi questionada sobre as declarações de seu colega da Fazenda, o ministro Guido Mantega. Em entrevista exclusiva ao Broadcast, Mantega afirmou que para tratar da inflação não é necessário “um tiro de canhão”, mas utilizar um ataque de “metralhadora”. “Não sei nem se um estilingue seria suficiente”, afirmou Miriam.

Ela não comentou sobre a expectativa da reunião da próxima semana do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

Compartilhe