Câmara debaterá novo projeto para o Aeroclube

Os impactos do novo empreendimento que a prefeitura construirá em substituição ao Aeroclube Plaza Show, no bairro Boca do Rio, preocupam o vereador Toinho Carolino (PTN), liderança comunitária e vice-presidente da Comissão de Direitos do Cidadão da Câmara Municipal. Por isso, ele organiza sessão especial nesta sexta-feira, dia 12, ? s 9h30, no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja), localizado próximo ao shopping, para facilitar a participação da comunidade.

Entre as preocupações do vereador está a situação dos comerciantes que resistem no local: ?Como esses empresários vão fazer para sustentar suas famílias durante a fase de obras do novo empreendimento, já que tudo será demolido?. A proposta apresentada pelo Executivo é de demolição ou implosão do prédio atual para construção de um novo shopping, com pista aberta ao tráfego em frente ? praia.
Na justificativa do requerimento da sessão especial, Toinho Carolino observa: ?Hoje o Aeroclube Plaza Show não exerce seu papel sócio e econômico e o Parque Atlântico, completamente abandonado, é utilizado por usuários de drogas?. Ele lembra que quando inaugurado, em 1999, o shopping a céu aberto, um investimento da ordem de R$50 milhões, tinha a expectativa de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos, o que terminou não se concretizando.

Contrapartida

Em discurso da tribuna da Câmara, o vereador defendeu uma contrapartida do shopping ? cidade pela utilização da área pública e que a comunidade seja ouvida, sobretudo os moradores da Boca do Rio, Pituaçu e Armação. Toinho Carolino diz que não é contra a concessão da área por 30 anos, mas quer saber a justificativa para a administração anterior ter perdoado uma dívida de R$15 milhões em IPTU.
?A população está sendo prejudicada. O contrato para a construção na área pública não foi cumprido e mais uma vez vamos fazer uma nova concessão a troco de que??, questionou o vereador, frisando que esta questão precisa ser amplamente discutida. Ele fez questão de deixar claro que considera o empreendimento importante, mas, pondera: ?Não podemos permitir que, mais uma vez, os investimentos prometidos não sejam cumpridos?.

Cultural e esportivo ? Além da sessão especial, o vereador Toinho Carolino apresentou na Câmara o Projeto de Indicação nº 140/13, sugerindo ao prefeito ACM Neto a construção de um centro cultural e esportivo e de uma passarela na área destinada ao Parque dos Ventos, ao lado do Aeroclube. A área, que pelo projeto original deveria compreender equipamentos públicos de lazer, esporte e cultura, com a requalificação da orla atlântica, ?encontra-se completamente abandonada, sem função social, urbanística e paisagística?.

Compartilhe