ACM Neto faz aula inaugural na abertura do ano letivo nesta segunda-feira

O prefeito ACM Neto realiza aula inaugural nesta segunda-feira (18), ? s
9h, na Escola Municipal de Fazenda Coutos, abrindo o ano letivo da rede
pública de ensino. A unidade, que registrou a menor nota (1,7) do Ideb
(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Salvador em 2011, fica
na Rua Colina das Malvinas, Eixo A, no final de linha de Fazenda Coutos
III. O secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, também
realiza aulas inaugurais. Às 14h30, o secretário abre as atividades na
Escola Municipal de Palestina, na Rua Direta da Palestina. Às 18h30,
estará na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, que fica na Rua
Elísio Mesquita, 465, Pirajá.

São 426 escolas da rede municipal
para atender 135.852 alunos matriculados neste ano. Uma das novidades é a
estruturação de cinco unidades para ensino em tempo integral: Escola
Municipal da Lagoa do Abaeté, Escola Municipal de Pituaçu, Escola
Municipal do Vale das Pedrinhas, Escola Municipal Zulmira Torres
(Nordeste de Amaralina) e seis turmas da Escola Municipal Teodoro
Sampaio (Santa Cruz).

A programação será aberta pelas fanfarras
formadas por alunos das unidades. Em seguida, os professores do Centro
Municipal de Arte, Educação e Cultura Mario Gusmão farão uma
apresentação sobre cidadania, que já acontece nas aulas sobre cidadania
ministradas pelo secretário. Além dessas aulas, todas as escolas da rede
estarão recepcionando seus alunos com programações especiais.

Para
os estudantes que vão chegar ? s 8h e sair da escola ? s 17h, a
Secretaria Municipal da Educação (SMED) assegurou professores, material
didático, merenda e toda infraestrutura necessária. ?Foi montada uma
grade curricular especial combinando as atividades normais com reforço
escolar e atividades culturais e esportivas. Além disso, asseguramos
três refeições diárias e todo o material didático necessário para as
atividades?, afirma o secretário João Carlos Bacelar.

Serão 1.490
crianças e adolescentes da educação fundamental que passarão a ter as
atividades nos dois turnos. Também é novidade neste ano, para as
unidades de ensino que não funcionarão em tempo integral, a expansão de
30 minutos por dia na jornada de aulas, o que representa um acréscimo de
100 horas por ano. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
determina que todos os alunos tenham 800 horas de aulas por ano, mas,
com o acréscimo na jornada, os alunos da rede municipal de Salvador
terão 900 horas.

A SMED planejou a grade curricular de modo a
garantir que os professores mantenham 20 horas de jornada por semana.
Outros 450 professores que atuavam em outros setores da administração
pública foram remanejados para as salas de aula, atendendo ao decreto do
prefeito ACM Neto no início da gestão. As turmas contarão com um
professor em quatro dias de aula por semana, somando 18 horas. Com mais
duas horas de atividade complementar, somam-se, então, 20 horas por
semana. No quinto dia, um segundo professor assume as atividades. Tudo
pensado de modo a não comprometer o aprendizado dos alunos.

?O
início do ano letivo é motivo de festa. Esse ano é ainda mais importante
porque vamos dar um salto de qualidade na educação porque vamos colocar
cinco diretrizes em prática: aumento do tempo de permanência dos alunos
na escola, sistema estruturado de ensino com foco na alfabetização,
programa de alfabetização e reforço para o 5° ano, capacitação e apoio
em gestão para as escolas, e atendimento na educação infantil. Toda a
estrutura e essas cinco diretrizes que vão possibilitar salto de
qualidade. Colocando as cinco diretrizes em prática, no dia a dia do
aluno, com certeza Salvador vai viver novo momento?, diz Bacelar.

Sistema
Estruturado de Ensino do Instituto Alfa e Beto ? Implantado na rede
municipal com o objetivo de estabelecer uma política municipal de
alfabetização, o sistema consiste numa proposta pedagógica que integra o
material necessário para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática e
Ciências. O sistema passa a valer a partir desse ano e tem como meta
prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º
ano de escolarização, consolidar a alfabetização de todos os alunos do
2º ao 5º ano que apresentarem esta necessidade, além de elevar o nível
de desempenho acadêmico das séries iniciais do Ensino Fundamental.

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