Concluída a instalação da membrana de cobertura da Arena Fonte Nova

A última lâmina da cobertura da Arena Fonte Nova foi colocada na manhã desta terça-feira (5), com a presença do governador Jaques Wagner e de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova. O gramado já está sendo irrigado e mais da metade dos assentos estão instalados. As obras físicas do estádio estão com mais de 95% de avanço e a previsão é que sejam entregues no próximo dia 28, quando começa a fase de testes do equipamento.

A estrutura da cobertura foi escolhida, de acordo com Wagner, por ser mais leve, deixando passar a luminosidade e filtrando raios solares, principalmente os nocivos ? saúde. ?É uma proteção para quem estiver assistindo os jogos. Também é mais bonita do que uma cobertura pesada?. Entre as lonas, serão implantadas calhas para coletar a água da chuva. ?A grama já está crescendo. Ela foi plantada com as técnicas mais avançadas. Espero que isso aqui seja uma casa da alegria, do esporte, dos shows e uma atração a mais para Salvador?.

O governador disse também que a Arena Fonte Nova será o primeiro dos estádios que foram construídos, e não reformados, a ser entregue. ?Para a construção, fizemos um concurso internacional. Escolhemos o projeto arquitetônico, e duas empresas de tradição no Brasil são as que estão ? frente das obras. Espero que a gente tenha tranquilidade na inauguração, prevista para março?.

Flexível, resistente e autolimpante, a lâmina da cobertura começou a ser instalada em 13 de dezembro de 2012, mobilizando uma equipe com 75 pessoas, inclusive montadores alpinistas especializados em construção civil. O material é confeccionado em plástico de alta performance, reforçado com fibra de vidro. Testes realizados nos Estados Unidos mostraram alta resistência ? s correntes de vento.

O diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, José Luís Góes, explicou a importância da conclusão dessa etapa das obras. ?Com esse marco, a gente passa a não ter nenhum tipo de risco de deslocamento do prazo final?. Segundo ele, o estádio será entregue com capacidade completa de operação.

?O projeto, além da inovação tecnológica, por ser o primeiro no Brasil a utilizar o big lift em sua cobertura, traz um elemento que cria uma harmonia com a estrutura da Fonte Nova?, informou Góes. Para o engenheiro, no dia 28 deste mês, as obras estarão concluídas e, no dia 31 de março, o equipamento deve ser entregue, após passar pelos testes previstos, evitando qualquer tipo de risco para o público.

Oportunidade de emprego e renda se mistura ? emoção

Operária das obras da Arena Fonte Nova desde o início, Lucimar Freitas estava emocionada em ver a conclusão da cobertura. ?Chorei muito vendo a demolição do antigo estádio. Hoje, só em ver esta cena, meu coração fica a mil?.

Moradora do município de Mata de São João, Lucimar falou também sobre a importância da oportunidade que a construção da arena representa. ?Saio, todos os dias, de madrugada, para trabalhar. Não falto um dia. E quando entro no ônibus, estou feliz. Muitas mulheres chegaram aqui jovens, aprendizes, e hoje estão qualificadas?.

Compartilhe