ACM Neto intervém e baianas voltam a ter espaço próprio no Carnaval

Após um jejum de quatro anos ? entre 2009 e 2012 a prefeitura não deu suporte ? iniciativa ?, está de volta, ao maior Carnaval de rua do mundo, o tradicional e histórico Camarote das Baianas. Instalado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, o espaço será aberto ao público e contará com apresentações diárias de grupos de samba de roda.

Organizado pela Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), o Camarote, este ano, volta com o tema Baianas no País do Futebol e conta com o patrocínio do governo federal, através do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.O ofício das baianas de acarajé possui, desde 2005, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e, no final do ano passado, estas profissionais receberam, do Governo do Estado, a alcunha de Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirma entender a importância de manter esta tradição: ?Mesmo recebendo a prefeitura com graves problemas financeiros, tomei a decisão de apoiar o camarote porque as baianas são um símbolo de Salvador. Com seu charme, trajes típicos, sorriso constante e quitutes deliciosos, as baianas fazem parte da cultura da Bahia, encantam os visitantes e contribuem para atrair ainda mais turistas para o nosso Estado e, especialmente, para Salvador.?

Peças-chave na cultura do Estado, as baianas são escaladas para participar de eventos como congressos, shows e apresentações de uma forma geral, mas para elas é muito significativo ter um evento próprio, em uma festa tão tradicional como o Carnaval de Salvador. ?Nos últimos anos, apenas circulamos pelos espaços da maior festa de rua do mundo, contudo, ter um local inteiramente dedicado ? s nossas raízes e cultura é uma sensação única?, comemora a presidente da Abam, Rita Santos.
A iniciativa vai impactar financeiramente na vida das baianas, pois, além das três performances diárias de grupos de samba de roda, em um palco montado na Cruz Caída, o local terá uma praça de alimentação que ostentará os tradicionais quitutes servidos nos tabuleiros das profissionais.

Programação
O Camarote inicia as atividades na próxima sexta-feira (08/02), segundo dia oficial da festa momesca, em um grande cortejo, composto por 200 baianas trajadas tradicionalmente, que irá percorrer a parte alta do Centro Histórico de Salvador, dando a volta no Terreiro de Jesus. Até o último dia de folia, o Camarote das Baianas funcionará das 19h ? s 23h30.

Serviço:
O quê: Realização do Camarote das Baianas
Quando: De sexta-feira (08/02) a terça-feira (12/02)
Onde: Monumento da Cruz Caída ? Praça da Sé, Centro ? Salvador
Quanto: Gratuito

Compartilhe