Jornal espanhol admite erro ao publicar foto falsa de Chávez entubado

Uma foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante sua
recuperação de um câncer, foi publicada pelo jornal espanhol “El País”,
na madrugada desta quinta-feira. Por causa da falha, o diário, que é um
dos mais respeitados do mundo, teve que recolher das bancas as versões
impressas do jornal, que traziam a falsa imagem de Chávez estampada na
primeira página com a manchete “O segredo da doença de Chávez”.

A foto de baixa qualidade trazia um homem entubado. Na versão online
de “El País”, a imagem foi publicada acompanhada da manchete “A doença
de Chávez”. Depois de meia hora publicada no site, a publicação foi
apagada.

Segundo nota emitida pela equipe de “El País”, a imagem havia sido
divulgada há pouco tempo por uma agência de notícias vinculada ao
diário, que “não pôde verificar de forma independente as circunstâncias
em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar”. A mensagem
tentou justificar a falha na apuração afirmando que “as particularidades
políticas de Cuba e as restrições informativas impostas pelo regime
tornaram isso impossível.”

O grupo espanhol também afirmou que interrompeu a distribuição da
edição impressa do jornal ? s bancas e que enviaria novas versões aos
pontos de distribuição. Em nota, o diário informou que “o incidente pode
ocasionar que a edição desta quinta-feira não esteja disponível em
algumas bancas, tanto na Espanha como fora do país”.

O ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, criticou o
jornal espanhol e classificou a imagem como “grotesca e falsa”, em sua
conta no Twitter.

Hugo Chávez segue internado, desde 11 de dezembro, quando recomeçou o tratamento contra um câncer.

Compartilhe