Central inicia vistoria de trios para o Carnaval

Com a previsão de atender 120 trios e carros de apoio, além de 237 blocos no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, começa a funcionar, nesta quarta-feira (23), a Central Única de Vistorias do Carnaval 2013, coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado ? secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes).  A estrutura ficará montada das 8h ? s 18h, na Avenida Paralela, e conta com dez órgãos técnicos, de fiscalização e arrecadadores.

Segundo o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani, a partir deste ano, a Central irá funcionar normalmente até a quarta-feira (6), e nos dias seguintes – quinta-feira (7) e sexta-feira (8), apenas com agendamento para casos especiais. “Essa é uma medida para evitar que o trio e/ou carro de apoio saia do parque no dia da sua apresentação e cause algum transtorno ao desfile”, enfatizou Bellintani.

Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender ? s normas da Vigilância Sanitária. “O serviço de vistoria garante que os veículos circulem nas melhores condições possíveis nos circuitos, dando maior segurança aos foliões”, explicou o secretário.

Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo, além da Secretaria de Ordem Pública (Semop), as secretarias estadual e municipal da Fazenda e da Saúde. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) atuam na fiscalização.

Compartilhe