ACM Neto anuncia creche, praça e obras de infraestrutura no Vale das Pedrinhas

O prefeito ACM Neto despachou na manhã desta terça-feira (22) no Vale das Pedrinhas, onde anunciou a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), a reabertura do posto de saúde, investimentos na melhoria da iluminação, obras de contenção de encostas e de limpeza e requalificação do canal. São ações de curto, médio e longo prazo, solicitadas pelo prefeito aos secretários que o acompanharam durante a visita.

O prefeito começou a visita de trabalho ouvindo a população sobre os problemas ocasionados pela sujeira no canal, sobretudo quando chove. Moradores se queixaram de alagamentos, da proliferação de insetos, mau cheiro e aparecimento de ratos nas residências. ACM Neto determinou ao secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, Paulo Fontana, uma ação emergencial de limpeza no canal.

?O problema do canal é o mais grave porque envolve questões ambientais. Precisamos saber as limitações da prefeitura a respeito questões ambientais. Já pedi ao secretário para fazer contato com o Inema para ver se a gente pode cobrir ou não o canal. Se houver proibição, vamos apenas limpar e aumentar a dragagem, trabalhando para que, quando haja chuva, não acontecer alagamentos?, explicou ACM Neto.

O secretário Paulo Fontana afirmou que serão investidos R$14 milhões na limpeza de canais em toda a cidade, incluindo Vale das Pedrinhas. ?Essa é uma ação emergencial que faremos até para prevenir as consequências das chuvas?, declarou Fontana. Já a presidente da Limpurb, Kátia Alves, atendeu ? solicitação da comunidade e determinou a colocação de mais um contêiner para os moradores depositarem o lixo nas proximidades do canal, além do reforço na coleta no bairro.  

Bairro vai ganhar Centro de Educação Infantil

A Prefeitura de Salvador vai construir um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro de Vale das Pedrinhas. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto durante visita ao bairro nesta terça-feira (22). A unidade, que será o primeiro CMEI do bairro, será construída na Rua do Gás, numa localidade que também vai receber obras de infraestrutura. ?Identificamos esse terreno problemático, cuja encosta está comprometida, e já autorizei a Secretaria da Educação implantar o centro educacional. Então vai ser feita a obra de recuperação da encosta e a creche?, disse o prefeito.

ACM Neto aproveitou a oportunidade e visitou a Escola Municipal Santo André. A gestora da unidade, Cátia Almeida, mostrou ao prefeito as instalações da unidade de ensino. O prefeito aprovou a estrutura da unidade e gostou de saber que a escola atende pré-escola e ensino fundamental,  já que uma das prioridades da sua gestão é a ampliação das vagas para educação infantil.

O secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, acompanhou a visita de trabalho do prefeito, e se comprometeu a fazer alguns reparos na escola antes do início do ano letivo. A unidade foi reformada há dois anos.

Melhorias no fim de linha e na iluminação

Durante a visita de trabalho ao Vale das Pedrinhas, ACM Neto também determinou melhorias no fim de linha do bairro. ?Identificamos um antigo módulo policial todo murado, com carros velhos. Vamos retirar os veículos, derrubar o muro e a ideia é construir uma praça?, informou o prefeito. ?Vamos devolver essa área, que é pública, ao povo. Já determinei ? Transalvador que identifique os proprietários dos dois veículos e faça a remoção?, emendou o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

Até esta quarta-feira (23), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) vai derrubar o muro que cerca o antigo módulo. Em paralelo a isso, a Secretaria  da Ordem Pública vai melhorar a iluminação no bairro, principalmente nas vielas. ?Essa é uma questão até de segurança pública. Essas localidades são pontos tidos como violentos, por isso é importante o reforço na iluminação?, afirmou a secretária Rosemma Maluf.

Reativação do posto de saúde é prioridade

A Secretaria Municipal da Saúde informou ao prefeito ACM Neto que  15º Centro de Saúde Eduardo Araújo, no Vale das Pedrinhas, foi desativado na gestão passada para que fosse transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Porém, a obra foi paralisada por inconsistência no projeto. A atual gestão trabalhará intensamente para reativar o posto de saúde de acordo com o perfil da comunidade e por determinação do prefeito.

Segundo a pasta, cerca de R$260 mil reais já foram liberados pelo Ministério da Saúde para adequação da unidade básica de saúde. ?A reabertura do posto de saúde é uma prioridade. Tenho só pedido paciência, porque chegamos agora. Antes, essa unidade de saúde funcionava bem, e vamos fazer uma programação para reabertura?, disse o prefeito, diante dos inúmeros pedidos dos moradores para que o posto volte a funcionar.

Compartilhe