Seis dicas que marcam sua marca

O mercado vivencia um momento extremamente dinâmico, fruto do processo
de globalização e das novas tecnologias. O profissional de hoje precisa
antecipar cenários, estudar mercados, criar tendências e dispor de
ferramentas e habilidades que o diferencie dos demais. Como dá o
primeiro passo para a visibilidade profissional num cenário de ampla
concorrência? O que marca na marca?

As respostas se apresentam nas dicas apresentadas abaixo.

Foco ?
Ter um foco de atuação profissional é imprescindível. Não dá para tomar
nenhuma atitude em termos de marketing sem ter uma direção. Em outras
palavras, querer ser tudo para todos em termos profissionais e
mercadológicos, talvez seja um passo para o abismo. Reserve um tempo
para estudar e direcionar a sua carreira no que te dá prazer e te faz
feliz. A recompensa financeira é consequência.

Produção Intelectual
? Escrever é habilidade essencial de todo profissional. Comece a
produzir artigos, guias de perguntas e respostas, podcast, vídeocast,
matérias comentadas com foco na sua área de atuação. Pesquise o veículo
adequado para publicação desse material, além de ser disponibilizados no
seu blog e compartilhados nas redes sociais. O mesmo vale para os
vídeos e podcasts que, além de curtos, podem ser hospedados no YouTube
ou outro site do gênero. O sangue que alimenta a sua marca é o produto
intelectual.

Mantenha-se nas redes sociais ? Não se limite
apenas a escrever artigos, a criação de um blog integrado ao Twitter e
ao Facebook pode ser uma boa idéia. Muitos textos publicados em um blog,
por exemplo, podem dar base para artigos e vice-versa, além de outros
produtos intelectuais. A alimentação do blog pode ser feita
semanalmente. Uma dica é escrever textos curtos e/ou contar com
colaboradores.

Realizar apresentações presenciais e online
? Timidez não pode ser desculpa para falar em público. Fazer
apresentações presenciais em seminários, workshops são alternativas
relevantes para ser percebido pelo mercado como autoridade no tema que
você escolheu.

Está presente na mídia ? Escrever artigos,
manter um blog e realizar apresentações regularmente fica ainda melhor
se você marcar presença na mídia impressa ou online com alguma
regularidade. Artigos, entrevistas são um primeiro passo, mas o ideal é
que você apareça em reportagens como um profissional que é referência
para determinado assunto. Isso gera muita credibilidade junto ao
mercado, além de que é material para você divulgar para seus stakehoders
(públicos estratégicos).

Investir em networking regularmente ?
Administrar o tempo para praticar networking é essencial. Participar de
eventos da área em que atua e afins, estabelecendo contatos
estratégicos, conhecer novas pessoas regularmente e desenvolver com elas
relacionamentos são práticas louváveis. Relacionamento é a palavra da
vez no mundo dos negócios.

Foco, disciplina e determinação são o
tripé para quem deseja sucesso e reconhecimento profissional, mas antes
de tudo é preciso gostar do que faz. Ou não?

Luiz Alves é
Relações Públicas. Especialista em Marketing e Branding pela UNIFACS.
Trabalha no MBAF Consultores e Advogados nas áreas de Marketing, Gestão e
Desenvolvimento. Possui artigos publicados no Observatório da Imprensa,
Migalhas e RP em Revista. Escreve ? s sextas-feiras para o Classe
Política. Contato: [email protected]

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