Serasa registra recorde de tentativa de fraude contra o consumidor em 2012

O Indicador Serasa de Experian de Tentativas de Fraudes, registrou, que entre janeiro e dezembro de 2012, 2,14 milhões de consumidores sofreram tentativas de fraude. Este foi o maior número registrado desde 2010, ano em que começou a medição. Em 2011, houve 1,69 milhão de registros entre janeiro e dezembro e, em 2010, 1,87 milhão no mesmo período.

De acordo com a empresa, a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que criminosos usam dados pessoais de consumidores para aplicarem golpes na emissão de cartões de crédito, abertura de contas correntes e compra de bens.

O Indicador Serasa apontou que o setor de telefonia lidera os registros de fraudes em 2012, com 749.213 casos, 35% dos registros. Em 2011, o índice foi de 26%. O indicador também apontou quedas nas tentativas de fraudes de banco de 26% para 18%.

“É comum as pessoas fornecerem seus dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites”, explicou o Serasa.

Ainda de acordo com a empresa, os golpistas costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

As pessoas que estão mais suscetíveis ? s fraudes são aquelas que tiveram seus documentos roubados. Com a carteira de identidade ou com o CPF nas mãos dos golpistas, a probabilidade de ser vítima de fraude dobra.

Confira as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador:
1 – Emissão de cartões de crédito
2 – Financiamento de eletrônicos
3- Compra de celulares com documentos falsos ou roubados
4- Abertura de conta com documentos falsos
5 – Compra de automóveis com identificação roubada

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