Peru proíbe entrada no país de Maduro e integrantes do governo

Peru proíbe entrada no país de Maduro e integrantes do governo

O ministro das Relações Exteriores do Peru, Nestor Popolizio, anunciou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, integrantes do governo e suas famílias estarão proibidos de entrar em território peruano.

A decisão ocorre às vésperas de Maduro assumir o terceiro mandato presidencial, cuja reeleição não é reconhecida pelo Peru e mais 14 países da região, inclusive o Brasil.

A medida, segundo o chanceler, faz parte dos acordos adotados pelos países membros do Grupo Lima, do qual participa o Brasil, como forma de exercer pressão internacional para condenar a crise democrática e humanitária na Venezuela.

“O [governo do] Peru vai enviar uma comunicação para o superintendente de imigração com uma lista de todos os nomes ligados ao regime Maduro, incluindo membros da família, informando que não podem entrar no país”, disse Nestor Popolizio.

O chanceler lembrou que, no caso da Venezuela, não é necessário um visto para entrar no território peruano, mas o governo peruano tem a prerrogativa de impor restrições de natureza migratória.
“O que queremos é exercer pressão direta sobre o regime de Maduro, sobre o governo principal para permitir que eles voltem à democracia”, disse o ministro.

Acrescentou esse tipo de medida gera o isolamento do governo de Maduro, “cujas decisões antidemocráticas causaram uma crise interna naquele país”.

Popolizio observou que o Grupo Lima não reconhece o novo mandato presidencial de Maduro, que começará em 10 de janeiro, e confirmou que o Peru não comparecerá à cerimônia de posse.

Compartilhe
Previous Na TV, Trump defende construção de muro na fronteira com o México
Next Fernanda Gentil e Fábio Porchat apresentarão substituto do Vídeo Show

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Moro se recusa a falar sobre ameaças sofridas na Lava-Jato e nega ser candidato em 2018

Em entrevista concedida nesta terça-feira ao jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, o juiz federal Sérgio Moro negou mais uma vez a possibilidade de ser candidato à Presidência da República

Notícias

Conselho de Ética dará continuidade a processo contra João Rodrigues

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 9 votos a favor e um contra o parecer preliminar do relator deputado Ronaldo Lessa

Notícias

Aécio retoma PSDB e tenta conter saída do governo Temer

O senador Aécio Neves (MG) deve retomar a presidência do PSDB em agosto para coordenar a eleição e transição de seu substituto definitivo no comando da legenda e, ao mesmo