Pelourinho Dia e Noite volta a agitar Centro Histórico neste mês

Pelourinho Dia e Noite volta a agitar Centro Histórico neste mês

O Pelourinho Dia e Noite foi um sucesso durante o mês de dezembro. As atrações que agitaram a vida do Centro Histórico de Salvador voltam a partir desta sexta-feira (04) e prosseguem até o final de fevereiro.

Na programação, o espetáculo de teatro musical de rua Circuito Jorge Amado, as rodas do Viradão do Samba, os concertos das orquestras do Popelô nas igrejas e no Cruzeiro do São Francisco, os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho, apresentações especiais de capoeira e shows intimistas na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico. São mais de 500 profissionais nas ações realizadas. A expectativa de público durante os três meses de projeto é de 40 mil pessoas.

Programação:

Popelô – As apresentações do Popelô serão realizadas na Catedral Basílica, em igrejas do Centro Histórico e no Cruzeiro do São Francisco, em forma de concertos, além de também promover ensaios abertos, ambos semanais. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, participam das ações a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do próprio Ângelo Rafael, a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone; e a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas. As ações acontecerão sempre aos sábados, a partir das 17h.

Circuito Jorge Amado – O espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado” volta a transformar as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganham vida, criam cenas e fazem a plateia se emocionar. Tudo isso em meio a um verdadeiro carnaval promovido pelo cortejo de amigos que arrastam pelas ruas o caixão de Quincas Berro D’Água.

Com direção de Edvard Passos, o “Circuito Jorge Amado” tem consultoria artística de Eliana Pedroso, trilha sonora de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança do projeto Axé. A saída do espetáculo, com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, será realizado no Largo do Pelourinho, às sextas, às 19h. A chegada é no “Cabaré da Zazá”, montado na Cantina da Lua.

Capoeira Sou Eu – A ação vai ocupar as ruas do Pelourinho, promover rodas de capoeira, prestigiando esse segmento atuante no Centro Histórico, ao mesmo tempo oferecendo novos parâmetros de produção. A ação acontecerá em dias ainda a serem definidos.

República dos Tambores – Esta é uma ação de caráter artístico e social, e volta a marcar presença com o circuito itinerante de grupos de percussão, tocando no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro do São Francisco, no Terreiro de Jesus e nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. Esta edição vai contar com o Projeto Axé, além dos grupos Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô. A República dos Tambores passa pelas ruas do Pelô com o Projeto Axé, sempre às quintas-feiras, às 17h; e sextas-feiras, com os Meninos da Rocinha, também às 17h. Aos sábados e domingos, acontecem as apresentações de Tambores e Cores e Swing do Pelô, respectivamente, a partir de 12h30.

Viradão do Samba – As rodas de samba deste projeto irão promover em três pontos diferentes – Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho –, encontros onde o samba é o rei absoluto. O viradão acontece sempre às terças, às 20h. Os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia garantem a festa.

Compartilhe
Previous GSI não acompanha investigações sobre ameaça terrorista a Bolsonaro
Next Decreto permite a BC autorizar capital estrangeiro em bancos no Brasil

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias 0 comentários

Governo apresenta plano de segurança para o carnaval 2013 nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º), ? s 8h30, no Hotel Pestana (Salão Praia do Forte), bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o governador Jaques Wagner e o secretário da Segurança Pública, Maurício

Política

Presidente interino da Câmara quer votar reforma política na próxima semana

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), reafirmou hoje (31) que colocará as propostas de reforma político-eleitoral em votação na próxima semana, mesmo com a possibilidade

Política

Juiz Sérgio Moro defende delação premiada

Na sentença em que impôs 13 anos e oito meses de reclusão para o suposto operador de propinas do PMDB Jorge Luz, o juiz Sérgio Moro mandou um recado direto