Salvamar alerta para cuidados com crianças nas praias durante feriado

Salvamar alerta para cuidados com crianças nas praias durante feriado

A comemoração pelo Dia das Crianças, que ocorre nesta sexta-feira (12), quando também é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será de muito calor na capital baiana. De acordo com o Climatempo, a previsão é de tempo seco e sem chuva a maior parte do dia na cidade. Por isso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada a Secretaria de Ordem Pública (Semop), alerta aos pais que forem passar o dia com os pequenos na praia sobre procedimentos essenciais para não prejudicar a diversão.

Segundo o órgão, o zelo para evitar transtornos no passeio deve começar em casa, com a preparação da pulseira de identificação infantil. No acessório deverá constar o nome da criança, do responsável e um telefone para contato – a medida aumenta as chances de localizar a criança, em caso de se perder na praia, com maior agilidade.

O gestor da Salvamar, João Luiz Moraes, explicou que é necessário manter a criançada sempre por perto dos responsáveis e nunca desacompanhadas, principalmente nos períodos festivos, quando o volume de banhistas é alto. “É preciso que os pais estejam sempre atentos, porque elas podem se perder muito fácil. É recomendável colocar uma blusa mais chamativa na criança, além da pulseira de identificação, para ajudar na localização” adverte.

Outra preocupação é com a força da correnteza e os locais apropriados para banho. Mesmo que a criança saiba nadar, o ideal é que ela não entre no mar sozinha, pois a água no nível da cintura já a coloca em risco de afogamento. Há um alerta também para o uso de objetos flutuantes, a exemplo de boias, pois são facilmente levados pela correnteza e não proporcionam segurança aos menores de idade.

É recomendado que, ao chegar à praia, os pais procurem um salva-vidas, pois o profissional fornecerá informações sobre as condições do mar e locais favoráveis ao banho. “O salva-vidas vai indicar locais onde não existam correntes de retorno, pedras ou buracos para a criança brincar de forma segura”, destacou Moraes, ressaltando a importância dos pais de procurarem o profissional da Salvamar antes de iniciar a brincadeira.

Esquema de trabalho – Neste feriadão, a Salvamar estará trabalhando ativamente com 34 postos fixos situados na costa de Jardim de Alah até Ipitanga. Outros quatro postos volantes também oferecerão suporte aos cidadãos nas praias soteropolitanas.

Saúde em foco – Além de seguir todas as recomendações do salva-vidas para ter um dia na praia tranquilo e divertido, é preciso ainda estar atento aos cuidados com a saúde dos pequenos. Evite expor a criança ao sol entre às 10h e 16h e aplicar o filtro solar fator 50 ou 60, meia hora antes de chegar à praia. É preciso reaplicar o produto após sair da água ou em caso de se expor ao sol por mais de duas horas. Alguns recursos podem ser usados para dar maior proteção como as camisas de proteção solar, bonés e o guarda-sol.

A alimentação neste dia também precisa ser o mais leve e saudável possível. Uma dica é levar frutas cortadas e sucos naturais dentro de uma bolsa térmica. Lembre-se de manter a criança hidratada durante toda a permanência na praia, oferecendo a cada 30 minutos, água, água de coco, sucos leves e até mesmo picolés de frutas.

Dias de sol – Para o fim de semana a previsão também é de muito sol e tempo seco. Pode chover rapidamente na cidade, mas a expectativa é que os soteropolitanos poderão aproveitar sem transtornos o período com atividades ao ar livre.

Compartilhe
Previous Bruno Reis recebe homenagem em evento pelos 60 anos da Organização de Auxílio Fraterno
Next Aplicativo vai auxiliar na fiscalização de motoristas e veículos

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

‘Fui vítima de uma armadilha executada por 1 criminoso confesso’, diz Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou na tarde de terça-feira (04), em sua volta ao Senado, que foi tomado pelos “sentimentos de injustiça e tristeza” nas semanas em que esteve

Economia

Orçamento: subsídios financeiros serão R$ 23 bilhões menores em 2019

Os subsídios financeiros e creditícios, que incluem empréstimos da União ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES0 e a programas como o Minha Casa, Minha Vida, devem ser R$ 23 bilhões

Política

STF não vai adotar providências sobre suposta espionagem contra Fachin

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu que não vai adotar qualquer providência em relação à suposta  ministro Edson Fachin, relator do inquérito contra o presidente