Tinder do voto: plataforma para escolher deputado teve 90 mil acessos

Tinder do voto: plataforma para escolher deputado teve 90 mil acessos

Projeto conhecido como “Tinder do voto”, onde eleitores têm a oportunidade de dar “match” com políticos cujas propostas concordam, a plataforma Voz Ativa já recebeu 90 mil acessos em 26 estados e no Distrito Federal.

A plataforma é uma parceria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a ONG Dado Capital. Nela, o eleitorado responde ao mesmo questionário devolvido por postulantes à Câmara Federal sobre quatro eixos: meio ambiente/clima, direitos humanos, integridade e transparência, além de nova economia.

A partir do “match” entre candidatos e eleitor, o resultado são referências precisas sobre propostas e atuação legislativa, mediadas pelas 46 perguntas respondidas por ambos.

O “Tinder do voto” é uma ferramenta on-line que funciona como um guia para as eleições, num cenário de dificuldade para encontrar informação confiável sobre quem deseja se eleger ou reeleger.

O sistema é útil principalmente em tempos de fake news nas redes sociais, consideradas por políticos e especialistas como o grande diferencial do atual pleito.

Tomada de decisão
Na comparação de respostas entre candidaturas e votantes, a plataforma indica a representação mais alinhada entre eles e dá elementos para a tomada de decisão. “O match se dará entre candidatos e eleitores que mais têm em comum”, explica Saulo Porto, diretor da organização da sociedade civil Dado Capital, que coordena a iniciativa.

A meta primordial é dar suporte ao eleitorado brasileiro no momento de decidir o voto, ao levar em conta o que respondem os candidatos sobre temas de fundamental importância para o Brasil.

Uma rede de advocacy formada por cerca de 30 organizações da sociedade civil, em parceria com Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é responsável pela criação da plataforma.

Os principais parceiros são: Fundación Avina, Instituto Ethos, Observatório do Clima, Transparência Internacional, InPacto, Sistema B, Update Politics, Instituto Clima e Sociedade, ClimaInfo, Instituto Aprendiz e IDESAM.

Compartilhe
Previous Termina nesta quinta-feira a propaganda eleitoral no rádio e TV
Next Toffoli mantém proibição de Lula dar entrevistas da prisão

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Filha de pivô do mensalão pede apoio de Temer para projeto sobre lobby

Após as delações da Odebrecht escancararem a relação promíscua entre políticos e empresários, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) pediu apoio ao presidente Michel Temer para aprovar o projeto que regulamenta

Política

Elinaldo vai coordenar campanha de “Zé do Sertão” na Região Metropolitana

O Prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo(DEM), reuniu suas lideranças municipais para anunciar o rumo que seu grupo seguirá nas eleições de outubro. “Nosso grupo terá papel decisivo nessa eleição, nós

Política

Bolsonaro diz que vai viajar ao Nordeste se for autorizado pelos médicos

O candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou que vai viajar ao Nordeste se for autorizado pelos médicos que vão examiná-lo na próxima quarta-feira, 10, e repetiu