Camaçari fica em festa com inauguração de Centro

Camaçari fica em festa com inauguração de Centro

Camaçari está em festa! Nesta quinta-feira (27/9), a Prefeitura entregou mais um presente de aniversário à população, o Centro de Atenção à Saúde da Criança, no Phoc I, que é composto por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, e uma Policlínica com 11 subespecialidades da pediatria. O espaço é o primeiro do Brasil com essas características e é exclusivo para pessoas com até 12 anos.

Em clima de alegria e muita satisfação, a população compareceu ao evento e fez questão de conferir de perto as unidades que teve cada detalhe pensado para agradar a criançada, mas que com certeza representará um grande alívio para muitas mães. Uma delas é Aline Araújo, 25 anos, mãe do pequeno Marcos, 3, e moradora do bairro dos 46. “Fico feliz e me sinto mais segura por saber que meu filho será atendido por um pediatra em um ambiente dotado de equipamentos e com o conforto necessário. Isso é proporcionar dignidade para o povo”, afirmou ela.

O secretário da Saúde, Elias Natan, iniciou a fala reconhecendo publicamente o empenho da equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) e a confiança do prefeito Elinaldo. “Esse equipamento é resultado de um trabalho coletivo e feito com dedicação”, falou ele. O gestor pontuou ainda a importância de separar o atendimento para adultos e crianças, especialmente no caso de urgência e emergência. “É necessário evitar a exposição dos pequenos às doenças e situações delicadas que comumente ocorrem nesses ambientes”, explicou.

Ao lado da primeira-dama Ivana Paula, o prefeito Elinaldo Araújo, fez um discurso cheio de emoção e garantiu aos presentes que os investimentos na saúde, na mobilidade urbana e na educação que têm sido feitos são apenas o começo e que muito mais será feito para melhorar a vida da população de Camaçari. “Estou feliz e tranquilo, com sensação de dever cumprido. Mais um sonho se torna realidade para minha gente”, disse ao lembrar que na segunda-feira (1/10) vai assinar uma ordem de serviço para construção de seis creches e pré-escolas que serão feitas simultaneamente.

O CENTRO

O espaço é composto por uma UPA Pediátrica e uma Policlínica. O primeiro funcionará 24h, todos os dias da semana, e vai contar com uma equipe composta por dois pediatras, duas enfermeiras para acolhimento e classificação de risco, cinco técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, duas recepcionistas, um condutor de ambulância, vigilantes e auxiliares de higienização.

A UPA tem capacidade para atender 4.500 crianças por mês e é equipada com eletrocardiograma (ECG), Raio X, laboratório, salas de gesso, medicamentos, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e outro de reanimação, além de uma brinquedoteca.

Na Policlínica, mensalmente, vão ser disponibilizadas 1.600 consultas especializadas, que deverão ser agendadas. No local, que passa a funcionar a partir do dia 1º/10, de segunda a sexta-feira, são oferecidas 11 subespecialidades da pediatria: pneumologia, hematologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, nefrologia, alergologia, endocrinologia e cirurgião pediatra. Em breve, também contará com a especialidade de infectologia.

Compartilhe
Previous Saiba tudo que vai rolar no último final de semana do Festival da Primavera
Next Feira de saúde na Escolab Boca do Rio recebe mais de 250 pessoas

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

STF retoma julgamento de primeira ação penal da Lava Jato na Corte

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (22/5) o julgamento da primeira ação penal da Operação Lava Jato na Corte. A análise do caso contra o

Notícias

Vereador promete distribuir soco-inglês para mulheres

Um vereador de Itu (SP) trabalha em um projeto inusitado para oferecer às mulheres uma forma diferente de defesa pessoal: o soco-inglês. A intenção, segundo Reginaldo Carlota (PTB), é fazer

Notícias

Lewandowski vai liberar para votação pauta sobre reajuste de servidor

O ministro Ricardo Lewandowki, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ao Broadcast Político, que deve liberar para votação no plenário a ação pela qual suspendeu liminarmente a medida provisória (MP)