1º trem a hidrogênio começa a circular: energia mais limpa do mundo

1º trem a hidrogênio começa a circular: energia mais limpa do mundo

Alemanha é o primeiro país a ter um trem que opera com energia limpa.

Em fase de testes, ele está equipado com células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade e não emitem qualquer tipo de poluente.

“Estamos colocando o primeiro trem de passageiros com tecnologia de célula de combustível na pista. Este é um forte sinal para a mobilidade do futuro” disse Enak Ferlemann, Comissário do Governo Federal para o Transporte Ferroviário.

“O hidrogênio é uma alternativa real, de baixa emissão e eficiente ao diesel. Esses trens podem ser operados de forma limpa e ecologicamente correta”.

A primeira partida saiu no último fim de semana da estação de Bremervörde, no norte do país. Desde segunda, 17, dois desses trens entraram em serviço comercial na Baixa Saxônia.

A viagem é silenciosa mas não tão rápida. A velocidade máxima é de 140 km/h.

O abastecimento

Os novos trens são abastecidos em uma estação móvel de hidrogênio gasoso, que é bombeado para dentro dos veículos a partir de um contêiner de aço de 12 metros de altura próximo aos trilhos da estação de Bremervörde.

Com um tanque, eles podem percorrer toda a rede durante todo o dia, graças a uma autonomia total de mil quilômetros.

De resíduo da propulsão, somente vapor e água.

Um posto de combustível estacionário está programado para entrar em operação em 2021, quando estão previstos para entrarem em operação mais 14 trens, totalizando um investimento de cerca de R$ 400 milhões.

“Ao provar com sucesso a operacionalidade da tecnologia de célula de combustível no serviço diário, definiremos o curso para o transporte ferroviário ser operado em grande escala e sem emissões de carbono no futuro”, afirmou Bernd Althusmann, Ministro da Economia e dos Transportes da Baixa Saxônia.

Compartilhe
Previous Novo desafio da internet deixa criança de 11 anos gravemente ferida
Next Festival da Primavera tem “Teatro La Independencia” no TGM

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Deputadas baianas aprovam moção de repúdio ao juiz da ‘cura gay’

Uma moção de repúdio ao juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, devido à liminar que autoriza a terapia de reversão sexual, chamada de “cura gay”, foi aprovada por unanimidade na

Municípios

Prefeito de João Dourado é multado em R$ 71,9 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas nessa quarta-feira(21), as contas do prefeito de João Dourado, Celso Loula Dourado, relativas ao exercício de 2017. O relator do parecer,

Política

Comissão aprova parecer preliminar da LDO para 2018

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou na noite desta quarta-feira (28) o parecer preliminar da Lei de Diretirzes Orçamentárias (LDO) para 2018, apresentado pelo relator deputado