Termina hoje prazo da pré-seleção em lista de espera do Fies

Termina hoje prazo da pré-seleção em lista de espera do Fies

Termina hoje (14) o prazo para os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fornecerem os dados necessários para contratar o financiamento.

A lista de espera vale para os estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados no processo regular. O prazo terminaria no último dia 9, mas foi adiado para esta sexta-feira para “ampliar as oportunidades de financiamento para os alunos”, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Pelas regras do Fies, quem está na lista dos pré-selecionados deve acessar o Sistema Informatizado do Fies – FiesSeleção e complementar a inscrição no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação do resultado no sistema. Os nomes dos pré-selecionados foram divulgados aos poucos, desde o dia 6 de agosto. Hoje, termina o prazo para que os estudantes complementem as inscrições.

Após concluir o procedimento no sistema, o candidato deverá validar as informações prestadas no ato de inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até cinco dias.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva do Ministério da Educação. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de 0 na redação.

O novo Fies tem modalidades diferentes de acordo com a renda familiar do candidato. O financiamento tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A lista de espera vale para esta modalidade.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. O P-Fies não tem lista de espera.

 

Compartilhe
Previous Caixa vai oferecer empréstimo consignado com garantia do FGTS
Next Bolsonaro segue estável na UTI e retomará fisioterapia

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Cotidiano

Codesal divulga números da Operação Chuva em abril

Desde o início da Operação Chuva 2017 no dia 1º de abril até o último dia 30 a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 1.123 solicitações para vistorias e realizou

Notícias

ACM Neto entrega escola Esther Félix da Silva no Subúrbio nesta terça

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, inauguram, nesta terça-feira (26), às 9h, a Escola Municipal Esther Félix da Silva, localizada na Rua Almirante Marques

Política

Leur Lomanto Jr confirma saída do MDB nos próximos dias

No terceiro mandato como deputado estadual, Leur Lomanto Jr. confirma que deixará de integrar o MDB, nos próximos dias. Diante do quadro de reavaliação do cenário político, em todo o