Termina hoje prazo da pré-seleção em lista de espera do Fies

Termina hoje prazo da pré-seleção em lista de espera do Fies

Termina hoje (14) o prazo para os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fornecerem os dados necessários para contratar o financiamento.

A lista de espera vale para os estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados no processo regular. O prazo terminaria no último dia 9, mas foi adiado para esta sexta-feira para “ampliar as oportunidades de financiamento para os alunos”, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Pelas regras do Fies, quem está na lista dos pré-selecionados deve acessar o Sistema Informatizado do Fies – FiesSeleção e complementar a inscrição no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação do resultado no sistema. Os nomes dos pré-selecionados foram divulgados aos poucos, desde o dia 6 de agosto. Hoje, termina o prazo para que os estudantes complementem as inscrições.

Após concluir o procedimento no sistema, o candidato deverá validar as informações prestadas no ato de inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até cinco dias.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva do Ministério da Educação. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de 0 na redação.

O novo Fies tem modalidades diferentes de acordo com a renda familiar do candidato. O financiamento tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A lista de espera vale para esta modalidade.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. O P-Fies não tem lista de espera.

 

Compartilhe
Previous Caixa vai oferecer empréstimo consignado com garantia do FGTS
Next Bolsonaro segue estável na UTI e retomará fisioterapia

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Salvador sedia fase final de competição regional de basquete Sub-17

O campeonato Novo Basquete Nordeste (NBN) Sub-17 chega à etapa final entre os dias 16 e 19 de agosto, reunindo, em Salvador, 14 equipes masculinas e femininas dos estados de

Notícias

PDT recorre ao STF contra a extinção do Ministério do Trabalho

O PDT entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) junto ao Supremo Tribunal federal (STF) nesta terça-feira (8/1) na qual requer a revisão de trechos da Medida Provisória 870,

Política

STF é pressionado na semana do julgamento do habeas corpus de Lula

A semana em que os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal vão julgar o pedido habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de ser condenado na