Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

Todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos Correios estarão sujeitas à cobrança do despacho postal, no valor de R$ 15. A medida já está valendo desde a segunda-feira (27).

Nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. “Porém, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço”, informou os Correios, em nota.

Segundo os Correios, o valor cobrado, de R$ 15, é quatro vezes menor que a média praticada por outros operadores logísticos para realizar procedimentos similares.

O despacho postal, entretanto, não deve ser confundido com tributo ou frete. De acordo com os Correios, o serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio-x, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso), tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas), recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação), disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via internet, entre outras.

Os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o sistema de rastreamento de objetos e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito. O prazo de entrega do objeto, conforme o serviço contratado no momento da compra, passa a contar a partir da data da confirmação do pagamento.

As informações e orientações sobre os procedimentos de importação estão disponíveis no site dos Correios.

Compartilhe
Previous Boulos defende desapropriação de prédios abandonados para casa popular
Next Sertanejo e Funk dominam o Top 20 do Spotify Brasil

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Sessão especial debate assistência estudantil nas universidades baianas

O Dia Internacional da Juventude será comemorado na Assembleia Legislativa da Bahia por meio de uma sessão especial com o tema “Assistência e Permanência Estudantil”, na próxima quinta-feira (10), as

Notícias

Homem surta e joga gasolina no próprio corpo Vitória da Conquista

Um homem surtou e jogou gasolina no próprio corpo neste domingo (27) na Avenida Frei Benjamim, no Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. Populares conseguiram evitar uma tragédia. A equipe

Notícias

Primos morrem afogados em lagoa na zona rural de Vitória da Conquista

Os primos Paulo Moreira Santos Junior, de 15 anos, e Naiara Silva Oliveira, 13, foram vítimas de afogamento numa lagoa da Zona Rural de Vitória da Conquista. Segundo informou o