Volume de vendas no varejo recua 0,3% de maio para junho

Volume de vendas no varejo recua 0,3% de maio para junho

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro caiu 0,3% em junho deste ano, na comparação com o mês anterior. É a segunda queda consecutiva do indicador, que já havia recuado 1,2% em maio. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o volume de vendas caiu 0,1% na média móvel trimestral, mas apresentou altas de 1,5% na comparação com junho de 2017, de 2,9% no acumulado do ano e de 3,6% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de maio para junho, a queda foi provocada pelos setores de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,5%), que interrompeu trajetória de dois meses em alta, e de combustíveis e lubrificantes (-1,9%), que registrou o segundo recuo seguido.

Os cinco dos oito segmentos do comércio varejista tiveram alta no período, com destaque para móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4,1%).

Também cresceram os setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%) e artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (0,9%). O segmento de livros, jornais e papelaria manteve, em junho, o mesmo volume de vendas de maio.

O varejo ampliado, que inclui também os segmentos de veículos, motos e peças e de materiais de construção, cresceu 2,5% de maio para junho, devido a altas de 16% no setor de veículos e de 11,6% nos materiais de construção. O setor também cresceu na comparação com junho de 2017 (3,7%), no acumulado do ano (5,8%) e no acumulado de 12 meses (6,7%).

A receita nominal do comércio varejista apresentou alta 0,6% na comparação com maio, de 5,4% na comparação com junho de 2017, de 4,1% no acumulado do ano e de 3,4% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal do varejo ampliado também avançou nos quatro tipos de comparação: 3,4% em relação a maio, 6,7% em relação a junho do ano passado, 6,6% no acumulado do ano e 6,1% no acumulado de 12 meses

Compartilhe
Previous Pesquisas terão de incluir nome de Lula
Next Alckmin propõe parceria com Estados para segurança pública

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Flávio Rocha diz que pode herdar votos de Barbosa

Pré-candidato do PRB à Presidência da República, o empresário Flávio Rochaa disse ao jornal O Estado de S. Paulo e ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo

Política

Garotinho é punido e será transferido para Bangu 8

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) será transferido ao presídio de Bangu 8, no Complexo de Gericinó, como “punição por não ter provado as supostas agressões” que afirmou ter

Notícias

Trump diz na Flórida que não é racista

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou nesse domingo (14) que seja racista,. Ele foi questionado por jornalistas, na Flórida, sobre a polêmica causada por suas declarações, nas