Haddad é confirmado como vice de Lula

Haddad é confirmado como vice de Lula

O PT oficializou, no início da madrugada desta segunda-feira, que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) será o vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. O Twitter oficial de Lula já tinha confirmado minutos antes a junção. O partido também anunciou uma aliança com a candidata Manuela D’Ávila (PCdoB), que desistiu da candidatura à Presidência.

O pedido para Haddad ser vice foi feito por Lula por meio de uma carta à Executiva Nacional do PT. No documento, o ex-presidente cogitou a possibilidade de Manuela D’Ávila (PCdoB) compor a chapa, mas deixou a decisão para a executiva do PT.

Em coletiva, Haddad comentou a confirmação para ser vice de Lula. “Essa resistência que estabelecemos nessa coligação vai ser muito importante. O que nos mantém unidos é a defesa incondicional do Lula, o maior líder político do Brasil. Estamos aqui unidos em torno dele mais uma vez. Vamos para o pentacampeonato”, disse.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), também comentou a aliança. “Estamos muito animados com essa coligação que formamos pela candidatura de Lula. Quero agradecer aos partidos que estão conosco pela unidade em torno Lula. O PCdoB, o PROS e o apoio do PCO. E a importante decisão de setores do PSB que se manifestaram a favor. Vivemos uma situação anormal. O presidente Lula ausente fisicamente, depois da perseguição que sofreu. Fizeram de tudo para tirá-lo do processo eleitoral. A última foi esse anúncio da Justiça Eleitoral em relação ao prazo pelas coligações. Quero deixar isso registrado”, afirmou.

A candidatura de Lula, preso e condenado na Lava Jato, à Presidência da República foi oficializada nesse sábado. O partido organizou um encontro nacional na Casa de Portugal, em São Paulo, para sacramentar a decisão.
Ações

A equipe jurídica que assessora o PT na área eleitoral identificou, até a noite deste domingo, 5, duas ações que pedem a impugnação do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os advogados vão se manifestar alegando que a Justiça Eleitoral não pode decidir sobre a candidatura antes do registro da chapa, programado para o dia 15 de agosto. O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira esteve reunido, neste domingo, com a direção do PT para definir os detalhes da indicação do candidato a vice e do processo de registro da candidatura.

Compartilhe
Previous Salvador Jazz reúne oito mil pessoas e se firma em calendário de eventos
Next PCdoB desiste de candidatura presidencial e faz acordo com PT

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Municípios

Lauro de Freitas: Prefeitura entrega uniformes a alunos da rede municipal

Em meio às homenagens pelo Dia das Mães, na manhã desta sexta-feira (11), os alunos de quadro unidades de ensino da rede municipal receberam a visita da prefeita Moema Gramacho

Cotidiano

Aumento abusivo no preço dos combustíveis é crime, alerta ministério

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, encaminhou ofício à Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) solicitando que as instituições aconselhem

Notícias

Celso: ‘O Brasil não pode ficar refém dos caminhoneiros’

Enquanto a população sofre com os efeitos da paralisação de caminhoneiros, o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, disse em entrevista ao O Estado de S.Paulo